Como escolher o influenciador digital ideal?
O marketing de influência vem crescendo cada vez mais e gerando ótimos resultados para diversas empresas nos últimos anos. Mas para fazer isso da melhor forma possível é necessário saber como escolher o influencer para a sua marca.
Independente de qual seja o segmento, sempre há alguém formando opiniões sobre o assunto, e você pode usar isso ao seu favor! Por isso hoje você verá algumas dicas de como escolher o melhor influenciador para o seu negócio. Boa leitura!
Passo a passo para a escolha do influenciador digital ideal
Defina um objetivo e alinhe-o com a parceria
Antes de mais nada é preciso definir o objetivo, que deverá ser trabalhado junto com o influenciador, e tenha em mente que cada objetivo terá um influencer ideal. Portanto, antes de analisar qualquer possibilidade de parceria, pense: Quais são os seus principais objetivos com esta parceria?
- Tornar seu negócio mais conhecido?
- Aumentar sua base de cadastros?
- Lançar um produto/serviço?
- Educar o público sobre como funciona seu serviço/produto?
- Ganhar mais seguidores?
- Aumentar o número de vendas?
- Responder a uma questão específica do público?
Ou seja, para cada tipo de objetivo, pode ser trabalhado uma estratégia de parceria diferente.
Analise o perfil do influenciador e descubra se ele é relevante para a sua marca
Logo após definir o objetivo, você deve avaliar o perfil (pessoal, comportamental, etc.) do influenciador para saber se ele(a) é realmente relevante para a sua empresa. Certifique-se de que o que ele faz nas redes tem a ver com o seu produto ou serviço. Além disso, verifique também se a linguagem e forma de se comunicar com os seguidores estão de acordo com o público-alvo da sua marca.
Também vale ressaltar que nem sempre importa o nicho do influenciador em si, e sim quem é o público que está ali com ele! Vamos supor que você tenha uma empresa que vende acessórios de cozinha, mas o influenciador não gosta de cozinhar, isso não significa que os seguidores não comprarão seus produtos, e você pode até usar como oportunidade para divulgar os benefícios!
Ou seja, independente do nicho e segmento que o influencer costuma trabalhar, se o público ideal do seu negócio gosta de seguir algum influenciador, este, passa a ser uma possível parceria. Basta que os ideais, estilo de vida e comunicação estejam alinhados aos da sua empresa.
Avalie as métricas do influencer
Nesta etapa é importante destacar umas coisas: seguidores não passam de números, apesar de possuírem a capacidade de causar impacto, não é garantia que você terá o resultado desejado! Lembre-se que popularidade e engajamento são coisas diferentes! Não adianta escolher um influencer com milhões de seguidores se o seu público-alvo não está entre eles ou se as métricas são baixas, aliás, pode haver possibilidade de que alguns dos seguidores sejam comprados! Dessa forma, ao analisar uma proposta, avalie as métricas do influenciador, elas ajudam a identificar se ele(a) possui um bom relacionamento com o público. Verifique:
- O engajamento/Interação
- O alcance dos posts
- As impressões dos principais conteúdos
- Os comentários nos posts
- Os compartilhamentos
- Os posts salvos
- O número de curtidas
Essas informações devem constar no material de apresentação, o mídia kit, e é um envio obrigatório do influenciador! Mas existem algumas ferramentas de análise de perfis que você pode usar para verificar alguns desses dados, veja algumas:
Com essas informações e a certeza de que o influencer é relevante para o seu negócio uma boa parte da sua jornada de como escolher o influenciador ideal já está cumprida! Mas calma que ainda tem mais!
Entenda o público do influenciador
Quem segue o influencer dever ser quem possivelmente terá interesse no seu negócio, e por isso é de extrema importância analisar quem são. Os principais pontos para verificar são: faixa etária, gênero e localização (principais cidades). Aqui é fundamental que você saiba também quem é o público do seu produto ou serviço.
Para ficar mais fácil vamos a um exemplo: imagine que você tem uma rede de restaurantes, mas está localizada somente no estado de São Paulo. Na escolha do influencer não importará ele ter um excelente engajamento se os seguidores dele estão fora do estado em questão, e dessa forma não frequentarão seu restaurante.
Então, conferiu as informações do público do influenciador, e está de acordo com o do seu negócio? Etapa concluída! Caso o contrário continue procurando! Vamos a próxima:
Analise o contrato
Conseguiu concluir todo o passo a passo até aqui? Se sim, provavelmente você já tem alguns nomes em mente, e falta pouco para a escolha do influenciador ideal. Mas aqui vai um alerta, quando você vincula a sua marca com a de um influencer, qualquer ação dele(a), seja positiva ou negativa, refletirá na reputação do seu negócio, então tome muito cuidado com a sua escolha!
Após algumas seleções você precisa saber o que ele(a) tem a oferecer. Vocês podem fechar esse “pacote” juntos, por exemplo:
- O influenciador fará somente postagens? Quantas?
- Terá stories?
- Vai ter vídeos, reels, foto…?
- O que será mostrado?
- O que pode e o que não pode ser falado ou feito?
- Tem que seguir alguma identidade visual?
- Qual a frequência do trabalho dele?
Independente de qual for o acordo, é importante que a divulgação aconteça de maneira natural, de forma a mostrar que o seu produto e serviço foi realmente escolhido pelo influenciador, e não é apenas uma “publi”.
Finalmente o influenciador foi escolhido!
Então aqui vai mais uma dica! É importante que a experiência do influencer com a sua marca seja prazerosa, pois isso contribui com uma opinião honesta sobre seu produto ou serviço na hora de divulgar. Dessa forma, algumas pequenas ações podem ser feitas, como enviar brindes, produtos personalizados, etc.
Além da experiência do influencer, é preciso pensar em estratégias específicas de acordo com o objetivo: divulgar um cupom de desconto, oferecer um jantar ao público, ganhar um brinde na compra… são inúmeras opções.
Lembre-se de que o influenciador trará público para as suas redes sociais e site, portanto eles devem estar atrativos para recebê-lo. Vamos usar o exemplo do Instagram: sua bio está explicando o que você faz? Tem links direcionando para contatos ou site? Condiz com o público que vai chegar até você? Não se esqueça de verificar!
Aqui termina a sua jornada na escolha do influencer, mas ainda não acabou o trabalho! Não basta saber como escolher o influenciador, ainda tem algumas coisas a serem feitas depois!
A divulgação foi feita, e agora?
Enfim chegou a hora de mensurar os resultados da divulgação realizada pelo influenciador escolhido, para entender o que foi bom e o que pode melhorar. Para isso, é necessário relembrar aquela pergunta importante da primeira etapa: qual era o objetivo inicial com a parceria? Ele foi alcançado?
Para ter uma melhor noção dos resultados veja algumas coisas que devem ser analisadas:
- Métricas do Instagram do influencer
- Métricas do Instagram do seu negócio (aumento nas visualizações dos stories, nas curtidas, seguidores e engajamento no geral)
- UTM – Google Analytics
- Cupons, se o seu negócio for um e-commerce
E agora, já sabe como escolher o influenciador ideal?
Parece ser uma tarefa complicada, mas o mercado de influenciadores digitais está cada vez mais amplo e oferecendo inúmeras possibilidades, saber como escolher o influenciador certo para a sua estratégia vai gerar ótimos resultados para o seu negócio. Basta ficar atento e seguir tudo o que dissemos por aqui!
Porém, para ter os melhores resultados é fundamental que a sua marca esteja bem alinhada no marketing digital, suas redes sociais e sites estão atrativos e prontos para receber pessoas novas? Se não estão ou você tem dúvidas sobre isso que tal bater um papo com a gente?
Entre em contato e saiba o que nosso time de especialistas pode fazer por você!