Marketing Digital para pequenas empresas

Marketing Digital para pequenas empresas

Pequenas empresas podem e devem investir em marketing digital – é com esta afirmação que começamos este conteúdo que tem como intuito não apenas explicar como funciona, mas sim estimular pequenos empreendedores a investir.

O marketing mudou, e para melhor

Há alguns anos atrás seria inimaginável algumas empresas de pequeno porte conseguirem investir com frequência em marketing pois o valor de investimento era muito alto. Deste modo, as ações eram pontuais como um anúncio de revista, talvez algumas inserções em rádios ou coisas do tipo, ou até mesmo eram frequentes, mas não impactavam tanto, como distribuição de panfletos, um ou outro outdoor e por aí vai.

Para o bem de todos, esta realidade já não existe. Com a popularização da internet, criação de mecanismos de buscas como o Google, redes sociais como Facebook e Instagram além do uso frequente de smartphones, o marketing digital ganhou espaço e hoje deve ser uma realidade dentro de todas as empresas, não apenas as maiores. Então sim, o marketing digital para pequenas empresas é uma realidade!

 

Marketing Digital para pequenas empresas: O que muda em relação a empresas maiores?

Os canais para investir são exatamente os mesmos, nivelando a competitividade de players de todos os tamanhos e segmentos. Mas claro que quanto maior a empresa, provavelmente maior a verba e com isso algumas vantagens elas possuem, como mais variedade nas estratégias, maior a frequência de exibição entre outras, talvez um melhor visual de seus conteúdos etc.

Mas nada que deva desencorajar o pequeno empreendedor.

 

Como uma pequena empresa deve trabalhar no marketing digital?

O primeiro passo é estudar e compreender as ferramentas e canais, bem como que é seu público e seu posicionamento. Para aprofundar seus estudos, preparamos um e-book gratuito com a explicação de todo este conteúdo inicial. Para fazer o download, clique aqui.

Após este passo inicial, você deverá entender quanto de verba e tempo tem disponível para investir e partir daí, definir em quais canais atuará. Nossa dica é: Tenha um canal como seu canal principal, onde você focará criação de conteúdo mais massiva (isso não quer dizer abandonar os outros, mas a escolha de um canal principal tende a te dar mais retorno pensando em investimento de mídia e tempo).

 

Quais são os principais canais e meios para atuar no marketing digital para pequenas empresas?

Para facilitar sua jornada, separamos alguns dos principais canais para você investir no marketing digital:

Google

O maior mecanismo de busca pode ser a sua maior fonte de renda, principalmente se o tipo de produto ou serviço que você vende é conhecido do grande público, como por exemplo: Comércio em geral, restaurante, lavanderia, papelaria, loja de roupas etc.

Investir em Google Ads pode trazer um bom retorno, inclusive a curto prazo.

Instagram

Considerada a rede social do momento, o Instagram deve ser considerado em sua estratégia. Foque, além de postagens e anúncios, em parcerias com influenciadores que façam sentido para o seu negócio, e não deixe de fora os “Stories” de sua estratégia, com esta ferramenta você conseguirá criar um bom relacionamento com seu público. Veja um guia completo de como utilizar o Instagram Stories em seu negócio clicando aqui.

Facebook

A maior rede social que muitos acham que morreu mas está mais viva do que nunca (temos um artigo exclusivo sobre este assunto caso queira se aprofundar, basta clicar aqui), é uma grande oportunidade de resultados, principalmente quando se trata de anúncios.

Organicamente, ou seja, sem investimento, o Facebook reduziu bastante o alcance ao longo dos anos, porém os anúncios continuam com grande efetividade.

LinkedIn

É uma rede social profissional que se bem usada, poderá abrir portas em diversas empresas para você.

O Linkedin é mais vantajoso quando sua empresa atua como B2B, ou seja, tem outras empresas como clientes, e por ele você poderá veicular anúncios ou até mesmo mandar mensagem diretamente (existem planos do próprio Linkedin para isto, o Sales Navigator) para pessoas com cargos específicos nas empresas que deseja contato.

E-mail Marketing

Se relacionar com sua base de clientes e leads é essencial, então considere sempre e-mail marketing em sua estratégia. Boa opções de ferramentas para você começar são o Mailchimp, que é gratuito para base de até 2000 e-mails ou o plano inicial do RD Station. Como um dos focos no marketing digital para pequenas empresas é investir menos, e-mail marketing é fundamental.

Site

Deixamos para o final mas ele, apesar de não obrigatório para poder atuar no marketing digital, é essencial se quiser alavancar seu negócio.

O site não é considerado como um meio mas sim como um fim, ou seja, ele será o destino de boa parte de suas ações, como os anúncios no Google por exemplo.

 

Estes são os principais canais, mas existem diversos outros. Além disto, dentro de cada canal, você poderá utilizar muitas estratégias, desde marketing de conteúdo até outbound marketing.

 

Quanto é necessário investir para ter um bom resultado?

Não existe uma regra nem uma resposta padrão para esta pergunta, porém independente do valor que sua empresa disponha, a dica é: não deixe de investir.

Aquela frase célebre do Henry Ford “se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda” nunca foi tão verdade se tratando de marketing digital para pequenas empresas, pois hoje 1 dólar é, por exemplo, o valor mínimo que você pode investir por dia em anúncios no Facebook / Instagram.

 

Vale a pena contratar uma agência para gerar resultados mesmo sendo uma pequena empresa?

Nem sempre! (mas o que? Uma agência falando que talvez não compense investir nela? Rs)

Você terá que avaliar alguns fatores antes de investir. O principal deles é a verba, pois você terá o custo da agência somado ao custo para anunciar nos canais. Então, se você tiver uma verba de R$ 800,00 por exemplo, provavelmente não será o momento de investir numa agência.

Outro ponto crucial é avaliar expertise da agência que você investirá. Cuidado com agências que não são especialistas em marketing digital: o barato (e nem sempre é) pode sair bem caro, pois com uma agência especializada, provavelmente serão escolhidas as melhores estratégias e canais, e seu resultado, será maior.

 

Ainda tem dúvidas de como investir em marketing digital?

Nosso papel como agência vai muito além de ajudarmos nossos clientes. Queremos, de alguma forma, contribuir também com seu negócio.

Para isso, disponibilizamos uma consultoria de uma hora gratuita para sua empresa. Para agendar, clique aqui, preencha o cadastro e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado e como dissemos no começo, estimulado pequenas empresas a investir em marketing digital, que poderá gerar excelentes frutos!

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