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Facebook e o fim

É o fim do Facebook ou apenas o começo?

É o fim do Facebook? Esse questionamento é mais comum do que pode parecer e ainda gera conflitos de opiniões entre profissionais de marketing digital e anunciantes.

Mas afinal, o Facebook morreu ou está morrendo? Será que a rede social que revolucionou a forma com que as pessoas se relacionam hoje na internet está com os dias contados? Vamos analisar juntos e chegar numa conclusão bastante contundente.

 

Antes de pensarmos se é ou não o fim do Facebook, vamos entender sobre ele

 

Da Universidade de Harvard para o mundo

O Facebook foi criado no dia 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, então alunos da Universidade de Harvard, umas das mais conceituadas universidades do mundo. No início, o site era “thefacebook.com”, sendo modificado para Facebook, como conhecemos hoje, no ano seguinte de sua fundação. No Brasil, o Facebook chegou de forma oficial no ano de 2007, tornando-se rapidamente um fenômeno.

 

Conectar pessoas e encurtar distâncias entre elas

Essa é a essência do Facebook como rede social que o tornou a mais forte e consistente rede social do mundo de uma forma extremamente rápida.

Hoje, o Facebook é uma das marcas mais valiosas do mundo e registrou no último trimestre de 2020 uma receita de US$ 28,07 bilhões, o que representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o lucro cresceu 53%, saltando para US$ 11,2 bilhões.

Este número é ainda mais importante se levarmos em consideração toda a polêmica que o Facebook se envolveu, com grandes empresas como Coca-Cola, Nike, Pepsi, Adidas e inúmeras outras o boicotarem, não investindo mais em anúncios dentro da Rede Social, momento este que muitos decretavam que seria o fim do Facebook. Mesmo assim, o Facebook teve um lucro recorde. Impressionante, não é?

 

Grandes aquisições

Com o tempo, o Facebook foi realizando negócios que o fortaleceram ainda mais, como a compra do Instagram e do WhatsApp (como curiosidade, o Facebook comprou Instagram por 1 bilhão de dólares que em 2018 já tinha superado 100 vezes este valor, valendo mais de 100 bilhões) e, mesmo quando tentou comprar e não foi bem-sucedido, como na tentativa frustrada de comprar o Snapchat, ainda se deu bem, lançando uma ferramenta que hoje é umas das principais, o “Stories”.

 

Mas e hoje, o Facebook, como rede social, ainda é forte?

Nem precisamos citar a força que o Instagram possui hoje, sendo talvez a rede social do momento em consumo de conteúdo e crescimento. O WhatsApp no Brasil é o principal canal de comunicação entre as pessoas, mudando inclusive a forma como as operadoras de celular vendem planos.

Mas não pensando como empresa mas sim como rede social:  É o fim do Facebook?

Vamos analisar alguns dados atuais do Facebook extraídos do site websitehostingrating.com para chegarmos a uma conclusão:

Usuários

– Globalmente existem 2.8 bilhões de usuários ativos mensais no Facebook em 31 de dezembro de 2020, um aumento de 12% ano a ano;

– Em todo o mundo existem 1.84 bilhões de usuários ativos diários no Facebook em 31 de dezembro de 2020, um aumento de 10.8% ano a ano;

– A cada minuto, 400 novos usuários se cadastram no Facebook;

– Hoje existem cerca de 2.53 bilhões de smartphones em uso no mundo e, desse número, um número impressionante 85% dos proprietários de smartphones usam o aplicativo do Facebook.

Comportamento

– Os usuários do Facebook geram 4 milhões de curtidas a cada minuto;

– Todos os dias, 35 milhões de pessoas atualizam seus status no Facebook;

– 60.6% dos internautas usam o Facebook. Isso é quase 2/3 terços de todos na Internet;

– O Facebook é acessado em média 8 vezes por dia, seguido por Instagram 6, Twitter 5 e Facebook Messenger 3 vezes.

Perfil de público

– 65% dos adultos entre 50 e 64 anos usam o Facebook;

– Apenas 51% dos usuários adolescentes usam o Facebook;

– Aqueles com 65 anos ou mais são representados como maior demografia crescente usando o Facebook com a categoria de mostrar um aumento de mais de 20% em relação a 2018, resultando em 62% de usuários idosos;

– Cerca de 25% dos usuários do Facebook são entre 25 e 34 anos, essa é a faixa etária que mais usa o Facebook.

Anúncios

– Existem mais de 80 milhões de páginas de negócios no Facebook;

– 26% dos usuários do Facebook que clicaram nos anúncios relataram fazer uma compra.

 

A qual conclusão chegamos: é fim do Facebook?

De fato, o público do Facebook está envelhecendo, sendo que os jovens tendem a utilizar cada vez mais redes sociais como Instagram e Tik Tok. Porém, mesmo com essa redução de públicos jovens não acreditamos no fim precoce do Facebook, sendo inegável a gigantesca participação dele em tudo que for relacionado à internet, desde entretenimento até negócio, o Facebook é uma rede social que tende a permanecer forte por muito e muito tempo.

Aqui na UPLevel, constantemente somos indagados se vale a pena investir no Facebook, e sempre somos enfáticos: Sim, vale e vale muito a pena, mas claro que o produto / serviço e o público a quem se destina tende a criar variáveis de posicionamentos dos anúncios.

De uma forma geral, conquistamos resultados expressivos com campanhas dentro da Facebook para nossos clientes e dificilmente deixaremos de anunciar nele tão cedo, bem como não acreditamos que seja o fim do Facebook.

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