Aqui na UPLevel sempre insistimos em dizer que o Marketing Digital é para todo tipo de negócio e um dos nossos grandes prazeres, é nos aprofundarmos em estudos para conhecer segmentos e empresas diferentes umas das outras. Com a Canumã foi exatamente assim.
A Canumã é uma empresa com um objeto de negócio muito nobre: cuidar da água. É isso mesmo, com serviços como detecção e reparos de vazamentos sem o famoso quebra-quebra, gestão do uso consciente da água, teste preventivo em tubulações, entre outros, a Canumã de forma direta ajuda a mantermos um dos nossos principais bens, a água.
Empresa já tinha histórico
Quando iniciamos o trabalho, a Canumã já vinha com investimentos concentrados no Google Ads, e boa parte dos negócios vinham de lá.
O primeiro passo que demos, foi analisar tudo que eles já faziam e entendemos vários e vários pontos de melhorias, destacando: as metas estavam configuradas erradas no Analytcs bem como a conversão no site não era alta. Além disto, por terem um serviço diferenciado e com isso preço mais alto que a maior parte da concorrência, muitos leads não fechavam e percebemos que as configurações de regiões dentro de São Paulo e perfil de público tinham bastante espaço para melhoria.
Trabalho conjunto
“Nós entendemos de marketing e quem entende do negócio é o cliente.” É com essa visão que começamos todos os nossos projetos aqui na agência, e tendo isto como princípio, as primeiras reuniões são mais intensas e aprofundamos ao máximo as análises e estudos para entender todas as características da empresa que atendemos e do mercado que ela atua.
No início com a Canumã foram muitas reuniões e o conhecimento do seu sócio e gestor Mário Borba, foi e ainda é essencial no bom resultado.
A parceria dá certo pois as duas partes contribuem constantemente, sempre em busca de melhores resultados.
Resultados
A empresa já tinha bastante histórico de resultados, então os números comparativos são a melhor forma de avaliarmos como foi (e está sendo) nosso trabalho com estratégias de Marketing Digital.
Alguns números são interessantes destacar:
No mês que escrevemos este case (março de 2021), nos 24 primeiros dias, tivemos um aumento de 21% no número de leads gerados em comparação à março do ano passado. Ambos os meses são marcados pelas restrições devido ao Coronavírus na cidade de São Paulo e interior, áreas de atuação da Canumã.
Agora vamos comparar o período de 25 de março de 2020 a 23 de março de 2021 aos 12 meses anteriores:
Aumento de 79,79% em número de usuários no site e 79,50% de novos usuários, além do aumento de 87,38% nas sessões do site.
Estes números já seriam suficientes para comemoração, mas tem outros números e fatores que nos orgulharam mais, sendo o primeiro deles que devido à pandemia, a empresa foi obrigada a permanecer fechada por algum tempo e reduziu investimento em mídia, e mesmo assim obteve resultados positivos. Mas vamos aprofundar a análise:
Os resultados com Google Ads, com relação à novos usuários, foi de 27,91% de crescimento.
Aumento nos resultados orgânicos, ou seja, sem investimento no Google: 25,90% geral e 26,32% para novos usuários.
Diversidade nos canais
Se antes o Google Ads representava 64,91% do número de acessos ao site, nos últimos 12 meses, apesar de ter crescido o número de acessos vindo dele, agora ele representa 46,59%.
E este é o resultado que mais nos deixa satisfeitos, pois com menos investimento tivemos um resultado muito superior, e não apenas em acesso, mas também em leads qualificados.
A estratégia responsável por este resultado é basicamente não focar apenas em um canal, como era feito anteriormente, mas sim entender qual ou quais são os principais canais (e de fato, no caso da Canumã o Google Ads é o principal) e saber como distribuir a verba e os esforços entre eles.
Atuar exclusivamente em um canal é deixar sua empresa dependente dele, especialmente quando falamos de investimento em tráfego (seja Google, Facebook, Instagram ou qualquer outro). Todos os canais são empresas, que num piscar de olhos podem modificar uma ou outra regra e sua empresa ter que se reinventar rapidamente ou até mesmo não absorver a pancada e falir.
Novo site
Um dos grandes pilares da melhora nos resultados foi o desenvolvimento de um novo site, bastante focado na experiência do usuário, melhorando a conversão, mas também com utilizações contínuas de técnicas de SEO, nos ajudou a crescer nos resultados orgânicos.
Crescimento contínuo
Ter consistência nas estratégias e constância são fundamentos básicos para termos bons resultados. Com a Canumã, não é diferente. Com implementação de estratégias de branding e inbound marketing, o objetivo é crescer cada vez mais e reduzir ainda mais a participação do Google Ads e aumentando o faturamento / lucro da empresa.
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