Instagram Stories

Instagram Stories: tudo o que você precisa saber

Como o Instagram stories podem te ajudar a melhorar seu engajamento e atrair seguidores reais.

 

Você sabia que o Instagram Stories é utilizado por 500 milhões de usuários diariamente?

Saber utilizar adequadamente a ferramenta do Instagram Stories pode trazer resultados incríveis para o seu perfil no Instagram.

Com vídeos e fotos disponíveis por 24h no seu perfil, a ferramenta possibilita aproximação com o seu público, presença maior na rede social e até a humanização do seu negócio, caso você tenha uma empresa.

Se você ainda não utiliza essa ferramenta, ou já utiliza, mas ainda não estrategicamente, esse post é pra você! A nossa intenção é te ajudar a entender melhor todas as funções que os Stories podem trazer e dar dicas essenciais para melhorar o seu engajamento e atrair seguidores reais para o seu perfil!

 

Nesse material você vai aprender:

O que é o Instagram Stories? 

Porque o Stories é uma ferramenta importante para a sua estratégia?

Vantagens do uso dos Stories para o seu negócio

Como fazer um Story

Quais são os modos disponíveis na ferramenta?

Como deixar seus stories mais interativos e visualmente atrativos?

Complemento para os Stories

O que são os Destaques?

Não quero que todos os meus seguidores vejam os seus stories: Melhores Amigos

Arraste Aqui: O que é e como conquistar essa função?

Como saber quem visualizou os meus stories?

O que significa a ordem dos Stories?

Meus stories sumiram depois de 24h. Consigo recuperá-los?

Para rever momentos marcantes (Lembranças)

Como saber se estou tendo resultados?

O que eu devo postar nos stories?

Como atingir mais pessoas com meus Stories: Story Ads

Como melhorar seu engajamento através dos stories

Como aumentar as visualizações dos meus stories no Instagram

5 dicas que te ajudam atrair seguidores reais através da ferramenta

 

 

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories é uma ferramenta onde os usuários podem compartilhar imagens, vídeos, desenhos, gifs, textos e áudios, com duração de 15 segundos cada, deixando disponível por 24h. A ferramenta possui diversas funções que podem aproximar você ou sua marca ao seu público de forma divertida e atual.

O objetivo da ferramenta é tornar a comunicação entre os usuários mais dinâmica, rápida e até mesmo divertida, assim como mostrar os bastidores do dia a dia, realizar lives (vídeos ao vivo), disponibilizar conteúdos interativos e de maneira temporária.

 

Por que o Instagram Stories é uma ferramenta importante para a sua estratégia?

Você pode estar se se perguntando: Será o story é uma ferramenta tão importante assim para as minhas estratégias?

Segundo a conta oficial do Facebook Business, os brasileiros estão muito receptivos a esse novo formato e o que pode explicar isso é que:

 

“Foi realizada  uma pesquisa no Brasil, Indonésia, Reino Unido e nos EUA que revelou que, em média, uma em três pessoas que declararam usar o Instagram diariamente se tornou mais interessada em um produto ou marca depois de assistir um Instagram Stories sobre ela, enquanto no Brasil, o percentual foi de 47%”, um dado interessante, que revela a ferramenta como essencial na hora de gerir a estratégia de comunicação com os clientes.” (FACEBOOK, 2020)

 

Restam dúvidas de que você precisa investir nessa ferramenta?

 

Além disso, os stories podem ser uma ótima forma para se aproximar do seu público. Já parou pra pensar o que te faz seguir uma marca ou personalidades nas redes sociais? Confiança, segurança, carisma e outras qualidades como essas podem fazer parte da sua resposta, não? Estar presente e próximo das pessoas que te acompanham é uma ótima forma de exercer essas características, e para isso o Instagram Stories é a ferramenta perfeita se bem utilizada.

Vantagens do uso dos Instagram Stories para o seu negócio

 

A vantagem que consideramos mais importante é o fato dos Stories estarem localizados no topo do Instagram. Normalmente é o primeiro botão que os usuários clicam ao entrar na rede social. É possível que muitos entrem apenas para ver as novas histórias. Usar estretágicamente dessa ferramenta é fundamental.

A  instantaneidade dos cliques nos Stories também é uma vantagem que pode ser favorável para o seu negócio, mas existem também outros diversos outros benefícios que você pode aproveitar. Abaixo vamos citar alguns deles:

  • Espontaneidade: mostrar o seu dia a dia, do seu negócio ou dos seus colaboradores, como comentamos, pode criar mais proximidade e intimidade com os consumidores. Gera confiança e segurança, afinal, você estará compartilhando conteúdos reais e trazendo o seu público para fazer parte do seu negócio.

 

  • Audiência qualificada: Ao fazer stories frequentemente, você pode construir uma audiência qualificada que se torna fiel ao seu conteúdo. Uma vez fiel, as chances dessa audiência divulgar seus materiais aumenta, e isso faz com que você possa conquistar consumidores e até mesmo promotores do seu negócio.

 

  • Disponibilidade: O seu seguidor pode ter acesso à sua caixa de mensagem, pode responder perguntas feitas por você e interagir com o seus conteúdos. A sensação de proximidade à você ou ao seu negócio se torna ainda maior!

 

  • Bastidores: Os Stories podem ser uma ótima forma para você mostrar os colaboradores que fazem o seu negócio acontecer, ou até mesmo um “making of” de tudo que é feito por trás do que é mostrado no seu feed. A ideia é estar cada vez mais próximo, lembra?

 

  • Conteúdos exclusivos: é sempre interessante quando uma marca compartilha prévia misteriosa sobre algum lançamento, uma foto mostrando apenas alguns detalhes de uma nova coleção, criando interatividade, bastidores do local de eventos, etc.
    • Inserir texto
    • marcar o @ de aniversariantes
    • criar posts com gifs como plano de fundo
    • modelos de listas prontas para outros usuários preencherem, como por exemplo lista de músicas que gosta, suas pizzas favoritas, nota do dia, música favorita, bem no estilo quiz:
    • Enquetes
    • Caixa de perguntas
    • Doações: sticker feito para selecionar conta de ONGs e iniciar campanha de incentivo de doações. A ferramenta está em fase de testes
    • Contagem regressiva
    • estes: onde você pode brincar com o público e as informações, mostrando duas opções, mas apenas uma é a verdadeira.Promoções e Descontos: uma maneira fácil de medir a eficiência das promoções e códigos de descontos é promovê-los a partir dos Stories. Você pode deixar disponível alguns benefícios durante o tempo que os Stories ficam no ar (24h) e reforçar o gatilho da escassez. (link para gatilhos mentais)

      Como fazer um Instagram Story

      Criar um stories é bem simples.  Primeiro abra o aplicativo do Instagram e localize o símbolo de uma câmera no canto superior esquerdo da home, ou você pode clicar no sinal “+” onde fica o círculo com seu avatar:

    • Story InstagramAo abrir a essa câmera, você terá acesso a todas as funções dos Stories, confira abaixo quais são elas:

      Quais são os modos disponíveis na ferramenta?

      Dentro dos Stories, você encontrará diferentes formas de criar seus conteúdos, basta explorar todas as funções disponíveis, como:

      1. Ao vivo (Live)

      Essa função traz a possibilidade de fazer transmissões em tempo real.

      É interessante mencionar que você pode convidar pessoas que estejam te assistindo para entrar no ao vivo com você, e toda vez que isso acontecer seus seguidores e os seguidores de quem você está compartilhando a Live receberão notificações, aumentando as chances de mais pessoas entrarem na sua transmissão.

      1. Reels 

      O Reels permite que o usuário crie vídeos com cortes secos, no estilo do Tik Tok, como se fossem pequenos takes de gravação editados. O Reels permite o usuário a criar dublagens, efeitos diversos e desafios. Além de manter a continuidade das cenas, a função ajuda na criação de vídeos “mais produzidos”.

      1. Normal

      É a câmera principal dos Stories, como é o primeiro ícone que aparece, nela você pode rapidamente tirar fotos e gravar vídeos, salvá-los, editá-los e postá-los na linha do tempo da sua história.

       

      1. Boomerang

      O Boomerang funciona como um gif em loop, para frente e para trás. Ele funciona como se fosse tirada uma sequência de 10 fotos de uma cena em movimento, agrupa as imagens e faz um vídeo acelerado nesse looping vai e volta, por isso o nome boomerang! 🙂

      1. Criar

      A ferramenta “Criar” veio para substituir o modo texto e é super equipada com recursos como:

    • Inserir texto
    • marcar o @ de aniversariantes
    • criar posts com gifs como plano de fundo
    • modelos de listas prontas para outros usuários preencherem, como por exemplo lista de músicas que gosta, suas pizzas favoritas, nota do dia, música favorita, bem no estilo quiz:
    • Enquetes
    • Caixa de perguntas
    • Doações: sticker feito para selecionar conta de ONGs e iniciar campanha de incentivo de doações. A ferramenta está em fase de testes
    • Contagem regressiva
    • Testes: onde você pode brincar com o público e as informações, mostrando duas opções, mas apenas uma é a verdadeira.

Criar Instagram Stories

  1. Layout

Permite tirar diversas fotos (de 2 até 6 quadros de imagem) em diferentes combinações de layout. Você pode fazer montagens com fotos diferentes da forma que quiser.

  1. Superzoom

Essa ferramenta viralizou em seu lançamento e consiste em um zoom automático com diferentes efeitos como: Corações, Fogo, Tristeza, Programa de TV, Dramático, Batidas, Paparazzo, Surpresa, Não, Vai e volta, que acompanham sons e filtros temáticos. Vale testar, a diversão é garantida!

  1. Mãos Livres

Esse recurso permite que você grave vídeos, com ou sem filtros, sem precisar segurar o botão durante toda a gravação. É uma ótima dica para quem quer fazer algum tutorial, mostrar algum procedimento em que não será possível segurar o celular  para fazer a gravação.

Como deixar seus stories mais interativos e visualmente atrativos: 

Existem algumas ferramentas que ajudam (e muito) para que seu conteúdo seja mais interativo e relevante. Essas funções ficam disponíveis após um story ser feito, abaixo vamos te explicar uma por uma:

 

Enquetes: A enquete é uma caixa de texto clicável onde a pessoa pode inserir duas alternativas para que seus seguidores possam votar:

enquetes Instagram Stories

 

Usando as enquetes, você pode divertir seu público, conhecê-lo melhor, filtrar quais conteúdos são mais relevantes, fazer perguntas com gatilhos comparativos, tirar dúvidas e obter feedbacks positivos ou negativos sobre produtos, serviços, tendências e etc. 

Dica da UP: lembre-se de sempre utilizar um plano de fundo que combine com a pergunta da enquete está criando, nada de postar uma imagem de gato e perguntar sobre cachorro, hein?! Coerência é tudo nesse momento!

Gifs:  Os gifs animados são conjuntos de imagens agrupadas que geram movimento e não dá para negar que eles vêm ganhando espaço em muitos canais de comunicação.

 

Para encontrá-los basta seguir o passo a passo:

  1. Toque na figurinha quadrada sorridente
  2. Selecione o “GIF”
  3. Pesquise por termos em português/inglês ou qualquer outro idioma

gifs Instagram Stories

Dica da UP: Se não achar o GIF que deseja em português, arrisque pesquisar pelo termo em inglês, os banco de dados é muito maior!

Adesivos

Além dos GIFS, o Instagram disponibiliza alguns stickers que são utilizados como forma de dar um UP no visual do conteúdo.

Para acessá-los, basta arrastar a tela para cima, dentro da ferramenta dos Stories:

adesivos Instagram Stories

 

Música

O Instagram em parceria com o Spotify permite que sejam adicionadas músicas em seus stories, podendo selecionar trechos específicos. Veja o passo a passo a seguir:

Música Instagram Stories

Além disso, dentro do aplicativo Spotify existe a opção de compartilhar a música nos Stories do próprio Instagram:

Spotify Instagram Stories

 

Ferramentas de texto

 

A ferramenta de texto permite que você adicione frases e textos em imagens e vídeos.

As fontes disponíveis nos Stories são: Forte, Clássico, Moderna, Neon, Máquina de Escrever, e o aplicativo ainda permite que você use recursos externos que geram outros estilos de fontes.

A paleta de cores para texto que aparece nos Stories, a primeira vista parece simples, mas se segurá-la por um tempo e deslizar o dedo pela tela, verá que ela tem uma infinidade de cores a serem exploradas. Além disso, a função conta a ferramenta gotas, que seleciona cores da sua própria imagem, veja estes exemplos:

Ferramentas de Texto Instagram Stories

 

Box de Perguntas:

A caixa de perguntas é um espaço para você abrir um diálogo com seus seguidores, você encontra essa ferramenta arrastando a tela pra cima:

Caixinha de perguntas Instagram Stories

É uma excelente ferramenta de interação com seu público, use e abuse dos Box de perguntas!

 

Complemento para o Instagram Stories

Além de serem muito úteis como complemento dos seus stories, esses símbolos quando tocados, mudam de cor ou modelo. Confira os principais:

Localização: Adesivo que mostra a sua localização. Através de sistemas de geolocalização, o adesivo indica também locais próximos à sua localização.

Menções: Função que permite marcar outras contas.

Dica da Up: Sempre que fizer sentido, marque alguém nos seus stories, a conta marcada pode respostar a sua foto ou vídeo e você pode aparecer para os seguidores dela 😉

Hashtag: Permite o uso de tags que tenham relação com seu post. Se alguns usuários pesquisarem por determinadas hashtags, podem encontrar o seu conteúdo.

Challenge: figurinha de gamificação onde você pode marcar um amigo/seguidor para que ele cumpra um desafio que você propôs.

Manda uma DM: Figurinha chamativa para incentivar seus seguidores a te enviar mensagens.

Contagem regressiva: Widget estilo cronômetro, onde você pode escrever uma frase e criar suspense sobre alguma data, lançamentos e etc. Você instiga o seu seguidor a querer saber mais!

          Teste: a ferramenta permite que você crie quiz e engaje seu público com perguntas e respostas. Também é possível utilizar templates criativos para deixar a experiência do quis ainda mais interessante. Você pode selecionar uma resposta certa e ver se os usuários acertaram.

Selfie sticker: essa figurinha permite abrir uma câmera frontal e tirar uma selfie, mesmo que já tenha subido fotos ou vídeos.

 

Novos Stickers: Em Casa, Apoie pequenas empresas e Agradeço:

Novos Stickers Instagram Stories

Em Casa (Stay Home) É um sticker de conscientização criado pelo Instagram para incentivar o entretenimento em tempos de pandemia e isolamento social. Os Stories que utilizam essa figurinha são agrupadas em único ícone, que aparece junto de outras histórias que também utilizaram o mesmo:

Sticker Home Instagram Stories

Apoie pequenas empresas (Support Small Business):

Usar essa sticker, mencionando o @ da empresa é uma iniciativa que o Instagram lançou para dar visibilidade e oportunidades a esses microempreendedores em tempos de pandemia de Coronavírus (Covid-19):

Sticker Instagram Stories

Agradeço:

O sticker foi disponibilizado para que usuários possam expressar toda sua gratidão aos profissionais da saúde e qualquer outros que não podem ficar em suas casas durante o período de quarentena contra o COVID-19.

O que são os Destaques?

Os destaques surgiram como uma maneira de resgatar posts que já foram arquivados após as 24 horas e fixá-los no perfil. É uma ótima maneira de selecionar alguns assuntos importantes e deixá-los disponíveis no seu perfil.

Destaques Stories Instagram

É possível selecionar uma imagem da galeria como capa de cada destaque.

Dica da UP: os destaques suportam apenas 100 stories por destaque, ultrapassado esse limite, ele começa a excluir os primeiros que foram adicionados para que haja espaço para os mais recentes, por isso,  fique atenta(o)!

 

“Não quero que todos os meus seguidores vejam os seus Stories!”: Melhores Amigos (Close Friends)

Nada mais é do que lista que você seleciona os perfis de quem quer compartilhar conteúdos exclusivos, podendo até mesmo utilizar essa proximidade para ofertar seus serviços e produtos com uma abordagem diferenciada, oferecendo descontos especiais para esse público selecionado

Arraste para cima: o que é e como conquistar essa função?                                                                                                 

A função “arraste para cima” ou em inglês “swipe up” é uma função em que é possível adicionar um link interno ou externo através do botão “ver mais”, Esse recurso está disponível apenas para perfis que tenham acima de 10k seguidores.

Dica da UP: Se sua conta ainda não tem 10k seguidores uma solução é disponibilizar um link encurtado na sua bio. Enquanto você não chega nos 10k, é uma ótima dica 😉 Você pode também utilizar uma estratégia do IGTV, que dentre outras funções, permite que você faça postagens com links!

Como saber quem visualizou os meus stories?

É simples, basta abrir a imagem ou vídeo postado e arrastar o dedo na tela, de baixo para cima, o que abrirá uma lista completa de quem viu suas publicações. Se sua conta for comercial, você ainda pode ver outras informações e métricas arrastando o dedo para o lado. Falaremos disso mais pra frente!

Quem Visualizou os Stories?

O que significa a ordem dos Stories?

A ordem de aparição do Instagram Stories é uma mistura de relevância dos stories que você mais assiste com as últimas publicações que foram feitas. Isso tem relação com o mais recente algoritmo da rede social, onde prioriza a entrega do melhor e mais relevante conteúdo possível.

 Meus stories sumiram depois de 24h. Como recuperá-los?

Existe uma forma bem simples de você recuperar todos aqueles stories que fez ao longo do tempo. Todos os seus Stories ficam armazenados no seu próprio Instagram, em “Itens Arquivados”. Lá você pode ver tanto as suas publicações arquivadas quanto os Stories que você já fez.

Ah, mas atenção!

Isso só vale para os stories que você deixou completar as 24h, viu? Caso tenha apagado antes disso, a ferramenta não salva.

Para rever momentos marcantes (Lembranças)

Além de ter todos os seus stories salvos, o Instagram faz questão de te lembrar de momentos importantes que você postou. Ainda em “Itens Arquivados”, você pode encontrar a ferramenta Memories, que te permite ver “Lembranças” de um dois, três, até cinco anos atrás de uma forma mais prática. Ótimo para fazer um #TBT, né?

Como saber se estou tendo resultados?

 O Instagram conta com algumas métricas importantes que você mesmo pode analisar. Se o seu perfil for comercial, em “Informações” você pode analisar 3 dados importantes: CONTEÚDO, ATIVIDADE E PÚBLICO.

Em conteúdo as informações mostram uma visão geral do seu Instagram e quais publicações, stories e promoções tiveram melhor engajamento.

Melhor Horário Instagram / Stories
Melhor Horário Instagram

Em atividade você pode ver os dias da semana em que tem mais engajamento, quantidade de alcance, impressões e Interações nos últimos dias. É uma ferramenta importante para você analisar quais tipos de conteúdo deram mais resultados.

Dias da Semana Instagram

Em público, o Instagram fornece dados gerais da rede social, onde você pode encontrar seu crescimento nos últimos dias, localizações relevantes, faixa etária do seu público e gênero. Para entender melhor as Informações do Instagram, veja nosso guia completo clicando nesse link.

Informações de Público Instagram

O que postar nos Stories?

 Se o perfil é para você como PROFISSIONAL

Pessoas tem mais facilidade para relacionar com pessoas do que com marcas. Esse é um dos motivos pelos quais as grandes marcas contratam personalidades influentes para estarem em suas campanhas ou, buscam “personificar” a sua marca de alguma forma. Batemos muito nessa tecla: o que te faz seguir outros profissionais?  O que faz com que você queira acompanhá-los? Pense nisso.

Abaixo vamos listar algumas coisas que você pode fazer como profissional nos seus Stories, mas é importante frisar que um conteúdo bem feito é aquele que é pensado em atingir as pessoas certas e da maneira certa.

O primeiro passo para saber o que postar nos Stories é saber com quem você está falando. Quem é o seu público? São outros profissionais da área? Pessoas leigas no assunto? Mulheres ou Homens?

A partir disso você saberá como ser mais assertivo em suas postagens.

Se quiser saber mais sobre como descobrir quem é o seu público, acesse nosso post Persona X Público Alvo aqui no blog. Vai te ajudar muito a saber como criar conteúdo relevante!

Dicas gerais:

  1. Usar o box de perguntas para entender o que o seu público quer saber mais é uma ótima forma de entendê-los melhor. Esteja próximo deles e atenda as expectativas.
  2. Você pode mostrar a sua rotina de trabalho, desmistificar várias coisas que normalmente podem ter com a sua profissão. Que tal mostrar os bastidores?
  3. Apareça frequentemente. Como dissemos, as pessoas confiam em pessoas. O fato de você aparecer nos Stories, mostrará que você dá importância para aquilo que está fazendo, está ouvindo e conversando com seu público. Além disso, trabalha bastante o gatilho de autoridade!
  4. Deixe nos destaques assuntos importantes e que normalmente são dúvidas para os seus seguidores. Facilite para eles encontrarem esse conteúdo.
  5. Não se esqueça de compartilhar os seus posts! Você pode aproveitar pra falar um pouco mais do que abordou no post e gerar ainda mais curiosidade.

Se o perfil é para sua EMPRESA:

O perfil de uma empresa pode variar muito dependendo do seguimento. Como falamos anteriormente, sabem com quem você está falando nos Stories é fundamental para criar o conteúdo mais assertivo. Abaixo vamos listar dicas gerais que podem te ajudar a ter insights para conteúdos.

  1. Você pode usar os stories como portfólio dos seus produtos/serviços, postando um pouquinho por dias as novidades que surgiram.
  2. Abuse dos destaques. Facilite para o seguidor encontrar o que ele deseja: como entrar em contato com a sua empresa, o que ela é e faz, como adquirir produtos e serviços, e etc.
  3. Mostre os bastidores. É uma ótima forma de aproximação! Divulgue o dia a dia da empresa, funcionários, você pode até deixar um dia separado pra isso.

Stories pode ser uma ótima ferramete de Cupons e Promoções, você pode disponibilizar cupons por apenas 24h para as pessoas que tiraram um print. Assim, ativados o gatilho de escassez!

Como atingir mais pessoas com meus Stories: Story Ads

Se você ainda não usou os stories ads ou os Anúncios do Instagram Stories para a sua estratégia dentro, está perdendo tempo de melhorar o seu alcance e ter ainda mais sucesso!

Além de reforçar reconhecimento para o seu negócio, ou autoridade para o seu perfil, os anúncios no Instagram ajudam a aumentar o alcance da sua marca, fazendo com que mais pessoas tenham a oportunidade de saber o que você ou sua empresa fazem.

Vantagens em anunciar nos Stories:

Como já mencionamos, os stories ficam no topo da página do Instagram, e a chance dos usuários clicarem primeiro para visualizar as histórias é grande! Além disso, você ou sua empresa aparecerem em meio aos stories que o usuário está consumindo é super importante, afinal sua atenção está voltada para o conteúdo naquele momento.

Como fazer Anúncios nos Stories:

Para fazer anúncio nos stories é importante que sua conta esteja vinculada ao Facebook e seu perfil esteja no modo comercial. Vamos dividir essa explicação em 3 níveis CAMPANHA – CONJUNTO DE ANÚNCIOS E ANÚNCIO.

Passo 1. Login: O primeiro passo é fazer o login através do Facebook for Businesse e clicar em “Crie um Anúncio”, lá você entrará no gerenciador de negócios do Facebook.

 

 

NÍVEL 1: CAMPANHA

Passo 2.  Escolha o objetivo da Campanha: A primeira tela  solicitará que você escolha o objetivo daquela campanha. Para os anúncios de stories você pode escolher entre: Alcance; Reconhecimento de marca; Gerações de Cadastro; Mensagens; Vendas do Catálogo; Tráfego para o Estabelecimento; Visualizações de vídeo; Conversões; Tráfego ou Instalações no Aplicativo.

Objetivo Campanha Instagram / Instagram Stories
Objetivo Campanha Instagram

Dica da Up: É importante você pensar no por que está fazendo esse anúncio. Qual é o objetivo dele? Se você não souber como escolher o objetivo ideal, esse post da Central de Ajuda do Facebook pode te ajudar!

 

Passo 3. Escolha um nome para sua campanha adicionando o objetivo escolhido. Isso facilita na hora de mensurar os resultados.

Nome (Exemplo: Alcance – Campanha Almoço)

Nome Campanha Instagram / Instagram Stories

Passo 4. Escolha o orçamento disponível que terá para essa campanha.

NÍVEL 2: CONJUNTO DE ANÚNCIOS

Passo 4. Segmentação do Público. Aqui você vai escolher pra quem esse anúncio será direcionado. Essa parte deve ser bem pensada e estratégica.

Segmentação Público Conjunto de Anúncios

Dica da Up: Como dissemos, é importante que você saiba pra quem está sendo direcionando esse anúncio. Uma estratégia que ajuda (e muito) nessa escolha é criar uma Persona para o seu negócio. A persona será uma representação fictícia do seu cliente ideal, ela te ajuda a ser assertivo nos conteúdos e na segmentação do público como já comentamos anteriormente.

Se tiver dificuldade em fazer essa segmentação o post que te indicamos sobre Persona X Público Alvo, também pode te ajudar!

Passo 5: Escolha o posicionamento. Nesse passo você escolherá pra onde o seu anúncio irá. Como estamos falando de Instagram Stories você escolherá o Posicionamento Manual e selecionará Instagram e Stories.

Escolha do Posicionamento Instagram Stories

NÍVEL 3: ANÚNCIO

Passo 6: Momento de adicionar a parte criativa do seu anúncio. Escolha o formato: carrossel, vídeo ou imagem única e adicione a mídia e texto desejados.

tipo de anúncio Instagram / Instagram Stories

Dica da Up: Lembrando que o formato para stories é 1080px X 1920px.

Formato Instagram Stories

Passo 7: Prontinho, agora é só publicar!

 

Nesse tópico explicamos de maneira geral como é feito um anúncio apenas para os Stories do Instagram, se você quiser entender melhor sobre criação de anúncios, temos um guia do Facebook com todos os detalhes e informações que você precisa saber para ter sucesso! Vale a pena conferir.

Você pode também nos enviar uma mensagem e nós conversamos sobre o seu negócio, nosso trabalho é fazer exatamente essa parte estratégica e ajudar você a ter mais resultados nas ferramentas digitais.

Como melhorar seu engajamento através do Instagram stories?

O que é engajamento: Engajamento é um conceito que determina a proximidade da sua marca com o público dela, isto é, o quanto os usuários interagem com o seu perfil ou o perfil da sua marca. Qualquer interação que um usuário possa vir a fazer com seu anúncio ou conteúdo seja: compartilhar, comentar, curtir ou responder, são sinais de engajamento que devem ser considerados para analisar se a sua estratégia está funcionando ou não.

São diversas as métricas que você pode utilizar para medir o engajamento do seu público dentro do seu perfil, nesse post vamos focar em 3 métricas importantes quando falamos de Instagram Stories:

  1. Alcance: o número de pessoas que viram o seu conteúdo
  2. Compartilhamentos: o total de vezes em que seu conteúdo foi enviado para alguém por mensagem direta ou pelos stories
  3. pressões: o total de visualizações que o seu conteúdo teve (lembre-se que uma pessoa pode acessar eu perfil mais de uma vez)5 dicas para aumentar as visualizações dos stories no InstagramQuando falamos de alcance e impressões, existem algumas boas e simples ações a serem feitas que podem ajudar você a melhorar essas métricas. Aqui vão 5 dicas práticas:
    1. Peça para as pessoas ativarem as notificações de stories e publicações: Você já deve ter percebido que os posts no seu feed do Instagram não aparecem mais de forma cronológica, né? (#bonstempos). Isso acontece porque em 2016 o Instagram lançou um novo algoritmo focando na experiência do usuário, entregando conteúdos mais relevantes e que o usuário tenha mais interesse para os diferentes tipos de perfis. É por isso que muitas vezes você vê as mesmas pessoas nas primeiras posições dos seus stories. O instagram entende que aquelas são pessoas as quais você interage bem e por isso, os mantém naquela posição. Portanto, faça stories pedindo para as pessoas ativarem as notificações,assim sempre que você postar algo o usuário seja notificado e as chances de perfis que não estão recebendo o seu conteúdo te acompanharem é maior!

     

    1. Poste stories em horários alternados do dia. Ao invés de postar diversos stories de uma vez, divida seu conteúdo em momentos diferentes do dia, para que seu perfil sempre apareça nas primeiras posições dos stories dos seus seguidores, assim, a chance deles assistirem aos seus stories é maior!

     

    1. Faça enquetes com perguntas que seu público se diverte: A ferramenta de enquetes é extremamente importante quando falamos em interações, afinal, quem não gosta de ter a opinião requisitada? Ao invés de começar o dia falando sobre você ou seu produto, que tal fazer o teste e perguntar algo ao seu público? Além de aumentar a relação com seus seguidores, o instagram entende esse conteúdo foisuper relevante uma vez que, além do usuário visualizar seus stories, ele também interagiu com ele, somando um total de 2 interações.

     

    1. Interaja com seu público: Dê que adianta você conquistar diversos seguidores se não conversa com eles? Como falamos anteriormente o algoritmo do Instagram leva em conta o nível de engajamento dos seguidores com o perfil. Se você responde uma menção ou comentário feito, você  incentiva o usuário a engajar mais e consequentemente seu conteúdo pode aparecer mais vezes para ele. Além disso, é importante que seu público sinta você ou sua marcar presente, né? Nada de sumir!

     

    1. Utilizar de gatilhos mentais como: novidade no primeiro storie do dia: O primeiro story normalmente é o que tem mais visualizações, aproveite ele para divulgar alguma novidade que prenda seu usuários até os próximos stories.

    Se você tiver algum produto, que tal oferecer vantagens especiais para as pessoas que virem esse story? Ah, lembre-se de ações que sejam interessantes para o seu tipo de público!

     

     5 dicas que te ajudam atrair seguidores reais através do Instagram stories

    Falamos sobre como aumentar a visualização dos stories, mas como você pode conquistar seguidores NOVOS e REAIS para o seu perfil? Os stories podem ser o que estava faltando pra a sua estratégia.

    1. Faça conteúdo relevantes. Pense bem, o que faz você seguir algum perfil dentro do Instagram? É o tipo de conteúdo que ele te oferece e que te interessa, certo? É exatamente assim que você deve pensar para criar o seu conteúdo. Seu público vai se interessar por isso? Como você quer ser visto por eles? Uma dica legal é criar alguns quadros de stories diferentes durante a semana, assim você cria expectativa nos seus seguidores de que cada dia da semana você vai postar algo que interesse a eles. Isso serve para o seu feed, também! Criando conteúdos relevantes a chance dos seus seguidores te indicarem para outra pessoa é grande, viu?

     

    • Storytelling dos conteúdos: Uma técnica importante que pode ser usada é a de Storytelling. Se pergunte: O que vai fazer com que a pessoa não queira pular para o próximo story? Com o Storytelling você pode contar uma história que vai prender a atenção do usuário dentro da narrativa e consequentemente ver seus stories até o final.

     

    1. Faça conteúdos “compartilháveis”: Se tem uma coisa boa dentro do Instagram é ver seus seguidores compartilhando seu conteúdo com outras pessoas, ou até mesmo em seus próprios stories. Crie conteúdos fáceis de serem compartilhados: brincadeiras, jogos, desafios, frases inspiradoras, entres outra diversas opções podem ser ótimas alternativas para aumentar o número de compartilhamentos. Ah, e além do story ser considerado relevante para seu público, esse conteúdo pode chegar a novas pessoas que ainda não te seguem (e podem vir a seguir depois, né?)

     

    1. Compartilhe seus posts nos Stories: Alguns posts do seu feed que geraram um bom engajamento podem e devem ser relembrados às vezes nos seus stories! Devido ao algoritmo do Instagram, pode ser que uma parte do seu público não tenha recebido essa publicação. Postando novamente nos stories ,você aumenta a visibilidade e pode atrair mais tráfego para o seu perfil.

    Para fazer isso basta você clicar no post escolhido, clicar no símbolo de compartilhamento e pronto!

    1. Use e abuse das CTAS (chamada para ação). É importante deixar claro o que você quer que o seu seguidor faça ao ver aquele story (compartilhar? Responder? Enviar para alguém? Acessar o link na bio?. Coloque CTAS que os chamem para realizar algumas dessas ações, isso pode aumentar as chances de novas pessoas visualizarem o seu conteúdo e consequentemente começar a te seguir.

     

    1. Faça lives com pessoas que possuam um público semelhante ao seu.

     

    Exemplo: Se você é uma personal trainer, é provável que seus seguidores se interessem por assuntos relacionados à saúde, musculação, corrida, entre outros. Que tal fazer uma live com uma nutricionista que possa juntar os conhecimentos para agregar um conteúdo ainda mais rico?

    Exemplo 2: Se você tem uma loja de roupas feminina, o que acha que fazer um live com alguma micro influenciadora da sua região ou alguém especialista em moda, que pode dar dicas e truques de combinações?

     

    Essa é uma ótima dica para “trocar” seguidores com o seu convidado, uma vez que ele possui um público semelhante ao seu.

    O Instagram Stories é uma ferramenta muito rica que vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente pelas marcas e perfis profissionais. Utilizar como ferramenta para sua estratégia é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

    Está pensando em usar os Stories para ter ainda mais resultados? Converse com a gente, será um prazer fazer parte do seu sucesso!

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