O CRM é um dos softwares mais populares entre as empresas, independentemente do porte. A sigla significa Costumer Relationship Management, e essa plataforma é utilizada sobretudo para promover o melhor relacionamento com o cliente.
Antes de ser um sofisticado sistema, o CRM é uma metodologia. Décadas atrás, os negócios já anotavam em cadernos os contatos e o tipo de produto comprado por cada cliente. Era uma forma de tentar compreender o que levava aquelas pessoas ao estabelecimento.
Com a expansão da Internet, todo esse trabalho passou a ser realizado por modernos computadores. Entretanto, o objetivo de um sistema CRM é o mesmo: oferecer dados fundamentais sobre o público-alvo.
Por que usar um CRM?
Como apontado no início do texto, o CRM serve para aproximar o cliente de uma empresa. Contudo, há diversas razões para usá-lo. Muitas empresas podem utilizar o CRM para vendas.
Uma das formas mais populares é por meio da captação de leads. Para quem ainda não está familiarizado, leads são aqueles clientes em potencial. Pessoas que demonstram algum interesse sobre um serviço ou um produto, mas ainda não decidiram pela compra.
Uma das vantagens para as empresas que usam CRM é a facilidade na captação desses contatos. Basta que a empresa faça a integração com suas redes sociais ou aplicativos de mensagens. Dessa forma, sempre que uma pessoa enviar uma mensagem, o sistema a cadastra automaticamente como um novo lead.
Quando isso ocorre, esse contato recebe um cartão de lead. Nele, é possível adicionar informações como e-mail, cargo, telefone para contato, entre outros dados. Além disso, toda a conversa entre a empresa e o cliente permanece gravada.
Isso permite que o setor de marketing, por exemplo, possa analisar essas mensagens e verificar o que mais agrada ao cliente e o que ele menos gosta.
Baseado nessas informações, a empresa tem o necessário para criar ofertas ou produtos sob medida para esse público. Uma solução bastante criativa e que oferece o melhor retorno de investimento.
Como funciona um sistema de CRM?
Um sistema de informação CRM é um software poderoso, mas muito fácil de ser utilizado. Ele funciona sobretudo por meio das integrações. Elas permitem que o CRM se conecte com diferentes tipos de plataformas, como redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de automação de marketing, ferramentas de calendário e muito mais.
O objetivo do CRM é centralizar todas as informações em um único ambiente. Um dos benefícios, por exemplo, é a rapidez que o software proporciona aos atendimentos. Caso um cliente envie uma mensagem pelo WhatsApp, e outro pelo Instagram, não há problemas.
Todo esse conteúdo vai para uma caixa de entrada única. Assim, uma equipe pode responder os clientes diretamente do CRM, sem a necessidade de trocar de aplicativo.
Isso melhora e muito todo o serviço de atendimento ao público. Afinal, essas pessoas têm suas demandas atendidas quanto antes.
Benefícios do CRM hoje.
O atendimento é um deles. Existem vários outros, como a visualização do funil de vendas. Quando o lead é captado pelo CRM, além de ganhar um card no sistema, ele vai direto para o topo do funil.
Isso aponta que esse cliente em potencial está ainda conhecendo a empresa e buscando novas informações.
Nesse estágio, o CRM pode utilizar a integração com uma ferramenta de automação de marketing. Elas funcionam sobretudo para o disparo automático de e-mails.
Portanto, assim que esses clientes chegam no topo do funil, uma empresa pode enviar um e-mail de boas-vindas. Ou oferecer um desconto especial para a primeira compra.
Se o cliente interagir mais, ele naturalmente pode ser levado para outros estágios do funil de vendas. Em cada uma delas, um negócio pode criar um conteúdo sob medida. Afinal, por mais que as pessoas que comprem de uma empresa tenham um perfil similar, elas nem sempre estão na mesma fase da jornada de compra.
Nesse cenário, é imprescindível criar uma comunicação específica para elas. Ao utilizar essa estratégia, maiores são as chances de a empresa alcançar um melhor resultado em vendas.
Relatórios.
Os relatórios gerados em tempo real pelo CRM é um dos outros destaques da ferramenta. Para quem trabalha com vendas, essa funcionalidade é vital. Os gestores têm acesso imediato ao desempenho de cada vendedor, mas também podem gerar relatórios consolidados sobre as atividades.
A ferramenta permite ainda gerar relatórios sobre metas e um relatório consolidado geral. Nele, é possível conferir as atividades de cada lead, e se todas as tarefas da semana, como a prospecção de vendas, estão em dia com o planejamento.
Como observado, o CRM é uma plataforma muito dinâmica e de alta importância para as atividades de qualquer empresa, seja qual for o segmento. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena, combinado com estratégias de marketing digital.
Créditos de autoria: AmoCRM