Marketing Digital para Dentistas

Marketing Digital para Dentistas

Marketing Digital para dentistas: O maior aliado do o crescimento do seu consultório

 

Pode parecer clichê, mas o cenário atual requer investimento em marketing digital em qualquer segmento de atuação, e não seria diferente na odontologia. Grandes resultados são possíveis através das estratégias dentro do marketing digital para dentistas.

Mas não se iluda: é um trabalho que requer bastante expertise e dedicação.

E aí, está disposto(a) a crescer com o marketing digital?

 

Então vamos aos principais conceitos que você deve entender e formas de atuação!

 

Faça uma análise interna antes de utilizar estratégias de marketing digital para dentistas

Primeiramente você deve entender quais os principais procedimentos que você possui em seu consultório e entender tudo que os envolve, bem como:

– Qual o seu custo por procedimento e seu lucro em cada atendimento?

– Sua capacidade de atendimento para cada um deles? Aqui é importante não somente a quantidade de cadeiras, mas também o volume de procedimentos que consegue preencher a agenda.

– Seu consultório já é reconhecido pelo seu público-alvo?

Essas análises serão imprescindíveis para avaliação dos resultados (abordaremos isso em detalhes nas próximas páginas) e principalmente para definição das prioridades de investimento, ou seja, quais procedimentos têm maior possibilidade de investimento. As primeiras campanhas serão pautadas nisto.

 

Público

O público de cada consultório varia muito em relação ao outro. Aqui na UPLevel, nós atendemos consultórios que atendem um público com maior poder aquisitivo e estão localizados em regiões mais nobres das cidades bem como consultórios mais populares com foco em atendimento do público C e D.

Entender quem é seu público é fundamental, pois a compreensão levará a maior assertividade na forma de comunicação e em quais procedimentos são prioritários, em conjunto com outros critérios citados no item anterior.

 

Atenção: Um erro muito comum é, nas redes sociais e toda comunicação dentro do marketing, exagerar em falas técnicas, esquecendo que o público é, em sua maioria, leigo.

Bom, agora que falamos sobre a importância do marketing digital, definição de procedimentos e públicos, vamos às vias de fato: As estratégias e canais que são cruciais para resultado.

 

O que vale mais a pena? Facebook, Instagram ou Google?

 

A primeira pergunta que ouvimos em quase todo primeiro contato com nossos clientes dentistas é esta. E não é uma dúvida em vão.

De fato, a escolha do canal é realmente importante, e você entender os benefícios de cada uma delas bem como suas características, facilitará a tomada de decisão.

Mas, respondendo à pergunta de forma direta: Não há melhor ou pior. Cada uma trará vantagens e limitações, e sempre que possível, a diversificação das suas estratégias será o melhor caminho, ou seja: Investir nos três canais. Vamos entender melhor cada um deles, mas antes disto, falaremos de algo muito importante:

 

Site

De nada adianta falarmos de investimento no Google se não falarmos de site. Afinal, o destino de toda campanha no Google será ele, e se o mesmo não estiver bem preparado, seu investimento trará menos retorno.

Basicamente, um bom site, deve ter:

– Responsividade: adaptar-se a cada tamanho de tela, desde um computador até um smartphone;

– Conteúdo explicativo sobre você, seu consultório e seus procedimentos;

– Excelente layout: ser um site visualmente atrativo transmite mais credibilidade ao visitante;

– Poder de persuasão: isso mesmo, seu site precisa ser persuasivo, criando o desejo do visitante entrar em contato com você.

– Velocidade (baixo tempo de carregamento de cada página) e seguro.

 

Ao desenvolver o seu site, leve bem a sério estes itens citados acima e claro que outros pontos podem ser pensados, como um blog, por exemplo, mas acima, citamos as características essenciais de um site.

 

Google Ads

 

Você com certeza já buscou por algum serviço que precisava no Google, certo?

Seus pacientes (ou futuros pacientes) também. Então se você tem um site, é importante investir no Google.

O Google, como praticamente todo canal dentro do marketing digital, funciona através de leilão, ou seja, quanto maior a concorrência em relação à demanda de pesquisa e quanto maiores os lances por cada palavra-chave, maior será o seu CPC (custo por clique).

Normalmente, no segmento odontológico, o custo do lead no Google costuma ser mais alto em relação ao das redes sociais, porém é um lead bastante “quente”, com boas chances de agendar a avaliação ou o procedimento.

Uma métrica importante de se avaliar, além é claro do custo por conversão, é o percentual de ocupação da rede de pesquisa, ou seja, com o quanto você investe, do total vezes que pesquisa, quanto seu anúncio aparece. Essa métrica é muito válida para saber até onde é necessário investir, pois se não houver demanda, o Google não utilizará seu investimento.

 

Facebook e Instagram no Marketing Digital para Dentistas

 

Bom, aí chegamos nas estratégias de redes sociais. Aqui, vamos dividir em dois pontos: orgânico (sem investimento) e pago (com investimento em anúncios).

A importância da construção de autoridade

 

“As pessoas compram de quem conhecem e confiam”. Essa frase faz todo sentido no marketing digital para dentistas.

Claro que as pessoas tornam-se seus pacientes com anúncios, mas quanto maior sua autoridade e presença nas redes sociais com conteúdos relevantes, maior a tendência de diminuição do custo de conversão, tornando seus resultados ainda melhores.

De uma forma geral, apesar de ser difícil para algumas pessoas serem expostas (e isso é normal, faz parte, mas o ideal é você encarar esta dificuldade, se for o seu caso), você, como profissional, deve aparecer nas redes sociais. Com auxílio de profissionais de marketing, crie conteúdos que lhe aproximem do público.

Aqui vão algumas dicas para o dia a dia das suas redes sociais:

– Gere conteúdos, preferencialmente, todos os dias, principalmente com os stories do Instagram;

– Utilize os recursos que as redes sociais possuem: Enquetes, caixinha de perguntas, Reels, IGTV e tudo que puder. Uma observação importante, sempre que a rede social lançar uma nova funcionalidade, utilize desde o primeiro momento, pois a entrega costuma ser maior;

– Nas postagens, tenha um bom design, ele trará maior credibilidade para sua rede;

– Utilize fotos e imagens que lhe aproximem do público (não falem de implante com a imagem de um adolescente, por exemplo);

– Crie postagens tutoriais, com explicativos bem dinâmicos, simples e estimule as pessoas a marcarem outras pessoas, compartilharem, mandarem mensagem ou salvarem;

– Na maior parte das vezes, estimule a interação ao final do conteúdo, por exemplo: “Comente aqui abaixo se você já passou por esta situação…”;

– Use hashtags relacionadas ao conteúdo, e lembre-se de focar em hashtags locais (da sua cidade, estado ou região).

 

Essas são apenas algumas dicas. Em nosso blog você encontra conteúdos detalhados de cada rede social com tutoriais de como utilizá-las para realmente ter performance.

 

Campanhas e anúncios (tráfego pago)

 

Como deve saber, o Facebook é proprietário do Instagram e com isso, as campanhas são feitas através de um gerenciador de anúncios, onde você conseguirá escolher o posicionamento de cada campanha (Feed do Facebook, Feed do Instagram, Stories Facebook, Stories Instagram e outros).

Bom, antes de saber qual posicionamento escolher, vamos a conceitos mais básicos das estruturas de campanhas.

Cada campanha é composta por 3 “camadas”:

Campanha: A primeira, chamada campanha mesmo, é onde você definirá o tipo de compra (que em 99% você deve deixar como Leilão), o objetivo da campanha e se o orçamento será distribuído pelo próprio Facebook entre os conjuntos de anúncios ou se você definirá o orçamento de cada conjunto.

Conjuntos de anúncios: Aqui você poderá criar um ou mais conjuntos de anúncios, onde você escolherá qual público, a verba (caso tenha definido que o Facebook não distribuirá automaticamente), o período e os posicionamentos que falamos anteriormente.

Além disto, terá alguns complementos em relação ao objetivo escolhido na primeira “camada”, por exemplo: Se você escolheu uma campanha com objetivo de tráfego, terá que escolher se será para um site, para o WhatsApp ou aplicativo; Se escolheu mensagens, escolherá se será por Messenger, Direct ou WhatsApp e por aí vai.

Anúncios: Por último, mas não menos importante, é nessa área que você colocará os criativos da campanha, ou seja, como a pessoa verá o seu anúncio.

Você escolherá se será imagem ou vídeo, uma sequência com várias imagens (carrossel) e tudo que compõe: Título do anúncio, Descrição, link (se houver), CTA (o botão de ação, como “Enviar mensagem”, “obter cotação” etc) e algumas outras opções pertinentes ao anúncio.

Obs: Não se limite a apenas um anúncio ou um conjunto, coloque o maior número possível dentro das possibilidades e verba, isso será muito importante principalmente para avaliação e otimização de resultados.

 

A escolha do melhor objetivo de campanha

 

Escolher o objetivo da campanha é algo que requer atenção e entendimento da ferramenta, pois ele impacta diretamente no resultado e no público alcançado.

Vamos explicar alguns dos principais objetivos que você utilizará em anúncios para o seu consultório, com o conteúdo extraído da Central de Ajuda do Facebook:

 

Mensagens: Você pode iniciar conversas por mensagem com anúncios de clique para enviar mensagens. O Facebook veiculará esses anúncios para pessoas com maior probabilidade de conversar com ao seu consultório no Messenger, no Instagram e/ou no WhatsApp.

Geração de cadastros: Com os anúncios de cadastro, é possível encontrar pessoas que possam estar interessadas nos seus serviços e coletar informações delas. Com um formulário instantâneo, você poderá coletar informações de contato, como nome, endereço de e-mail, telefone e muito mais. Também é possível incluir perguntas personalizadas nesses formulários para ajudar você a entender os seus clientes em potencial.

Conversão: O objetivo de conversão foi desenvolvido para gerar ações valiosas no seu site, no seu aplicativo ou no Messenger. Ele precisa do pixel do Facebook ou da API de Conversões, no caso de sites.

Ao criar um anúncio com o objetivo de conversões, você pode selecionar onde você quer que as conversões aconteçam: é possível escolher Site, Aplicativo, Messenger ou WhatsApp.

Fora esses, você encontra outros objetivos: Reconhecimento de marca, alcance, tráfego, engajamento, instalações de aplicativos, visualizações de vídeo, vendas do catálogo (p/ e-commerce) e tráfego para estabelecimento.

Caso queira entender detalhadamente cada um deles, acesse a central de ajudas do Facebook na seção “Objetivos de Campanha”.

 

Ponto importante: O Facebook está prestes a modificar a nomenclatura de alguns objetivos de campanha e até mesmo unificá-los. Assim que o fizerem, divulgaremos para você!

 

Use o Algoritmo do Facebook e do Instagram a seu favor

 

O Algoritmo do Facebook é extremamente inteligente e ao escolher o objetivo, ele buscará, dentro do público que você segmentou, encontrar pessoas mais propensas a executar determinada ação e isso impactará o valor que você pagará no leilão.  Por exemplo:

Ao escolher o objetivo de alcance, para o Facebook você deseja alcançar o maior número de pessoas possíveis para que vejam o seu anúncio, então dentro do seu público ele não precisa ter muito critério e também exibirá apenas uma vez se anúncio para cada uma delas.

Se escolher o objetivo de mensagens para WhatsApp, por exemplo, ele procurará dentro do seu público com maior probabilidade em clicar e começar a conversa com você, o que limita o público e fará com ele exiba mais de uma vez para cada, insistindo que a pessoa converse com você.

Automaticamente, você alcançará muito mais pessoas no objetivo de alcance com a mesma verba, porém no de mensagens terá, provavelmente, muitas mensagens.

 

Pixel e Públicos no Facebook: A importância dentro do marketing digital para dentistas

 

Se você nunca ouviu falar sobre Pixel do Facebook agora é o momento de entendê-lo, pois ele é fundamental para seus resultados caso você tenha um site.

O Pixel, nada mais é do que um “espião” do Facebook que você configura em seu site. Com ele o Facebook enxerga todos que entram em seu site e as ações que eles executam e com isso você consegue criar públicos personalizados e semelhantes:

– Públicos personalizados: Pessoas que já tiveram contato com você, como por exemplo: pessoas que acessaram seu site nos últimos 30 dias; Pessoas que interagiram com seu perfil no Instagram nos últimos 90 dias e por aí vai;

– Públicos semelhantes: Com base nos públicos personalizados, você poderá criar os semelhantes (também chamado de Lookalike).

Exemplo: Com base no público que acessou seu site nos últimos 30 dias, ele buscará novas pessoas com comportamentos parecidos com eles, utilizando um cruzamento de dados próprio da plataforma, que costuma ser bastante efetivo. Neste caso, quanto maior for o seu público, mais preciso será o lookalike (recomendamos a partir de 1000 pessoas no público personalizado para que funcione bem).

 

Campanhas por Especialidade

 

Dentro das estratégias de Marketing Digital para Dentistas, a melhor forma de você criar campanhas é escolher as especialidades de acordo com o que conversamos anteriormente.

Ao desenvolver as campanhas, se atentar:

– Escolher o objetivo correto com sua estratégia;

– Segmentar bem o público, principalmente quanto à idade, localização e interesses (podendo ser público personalizado e semelhante também);

– Utilizar bons criativos (arte e vídeos), com título e legendas persuasivas.

 

Um ponto importante, engajar também ajuda a converter

 

Lembra que falamos anteriormente que é muito importante você trabalhar a sua autoridade, com conteúdos nas redes sociais? Então, também utilizaremos anúncios para potencializar esse ganho.

Além das campanhas por especialidade, você deve investir em campanhas com objetivo de se tornar mais conhecido(a) e reconhecido(a). Exemplos simples:

Um anúncio explicando o que é o Invisalign® ou algum procedimento; um conteúdo explicando sobre como resolver um problema ou dor do seu público etc.

Conteúdos simples, mas que ajudem seu potencial público de alguma forma.

Ao investir nestes conteúdos, eles alcançarão mais pessoas e aos poucos você terá um público maior e mais propenso em converter nas campanhas das especialidades.

Com os diversos dentistas que atendemos, percebemos resultados melhores e mais expressivos (menor custo por lead) dos dentistas que possuem presença digital e que produzem conteúdos de vídeo. Então invista seu tempo nestes conteúdos pois colherá bons frutos!

 

Regras CRO / CFO para Marketing Digital para Dentistas

Ao realizar qualquer ação dentro dos canais do marketing digital, é importante se atentar às regras impostas pelo Conselho Nacional / Regional de Odontologia, para não tenha nenhum problema futuro. Dentre elas, estão:

 

Não utilizar Fotos e/ou vídeos de:

  • Pacientes durante os procedimentos ou tratamentos odontológicos;
  • Procedimentos ou tratamentos odontológicos feitos nos pacientes – os famosos antes e depois;
  • Procedimentos ou tratamentos odontológicos sem comprovação científica, ou que não pertençam ao âmbito odontológico;
  • Condições bucais de pacientes, a fim de obter opiniões e/ou diagnósticos;
  • Preço do serviço prestado, assim como gratuidades, descontos, promoções, brindes e/ou vantagens.
  • Título de especialização em área desconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

 

Também, em todo post ou anúncio, coloque os dados do responsável técnico, como neste exemplo:

 

R.T.: Dra. Maria da Silva | CRO 12345 SC

 

Além das regras do CRO, existem as regras do próprio Facebook. As que requerem mais atenção, especialmente em anúncios, são estas:

– Antes e depois: assim como o CRO, o Facebook coíbe esta prática;

– Sugerir atributo pessoal: qualquer texto fazendo referência ou alusão a atributos ou características pessoais do grupo ou da pessoa direcionada. Por exemplo: “Transforme seu sorriso” ou “Você está insatisfeito com seu sorriso?” São chamadas que costumam dar problemas em anúncios.

Vale a pena ler a Central de Ajuda do Facebook também nesta área de atributos pessoais, pois no marketing odontológico, é o que mais tende a dar problema.

Se quando você publicar um anúncio ele for rejeitado e você achar que o argumento do Facebook está incorreto, peça revisão e eles farão uma análise mais detalhada, podendo liberar dependendo do caso.

 

Resultados

 

A avaliação de resultados é tão importante quanto todo o processo que conversamos até aqui.

Entender tudo que foi feito e todas as métricas e informações relevantes fará com que você consiga otimizar continuamente suas campanhas e pense em novas estratégias.

Mas legal, o que devo avaliar para saber se meus resultados estão satisfatórios?

Os principais indicadores que você precisará olhar sempre, de forma bastante criteriosa, são:

– Número de leads por campanha (e também de forma orgânica);

– CPL (custo por lead), ou seja, quanto custo adquirir cada nova oportunidade de negócio;

– % de conversão de leads em pacientes;

– Valor investido em marketing x faturamento gerado por ele.

 

De forma geral, essas são os principais números que você deverá ficar de olho sempre. E lembre-se, o melhor comparativo é sempre os seus próprios números e também do mercado como um todo.

Os resultados não são fáceis serem alcançados, mas valem muito a pena investir em marketing digital para dentistas.

A melhor forma de você conquistar resultados realmente bons, é contratar uma agência especializada, que lhe auxiliária em todo o percurso e por entender todos os caminhos possíveis, as chances de melhores resultados são muito maiores.

A UPLevel possui ampla expertise no marketing odontológico, e poderá ajudar você a ter um consultório de performance.

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Os resultados são rápidos?

Esse é o grande objetivo de todos os dentistas. Mas nem sempre é tão rápido, pois o tempo levará às campanhas e estratégias ao amadurecimento, afinal existem muitas variáveis.

Mas claro, que um trabalho que se inicie da maneira correta, seguindo toda a estrutura necessária, tende a gerar bons frutos já nas primeiras semanas, pois a experiência na elaboração e otimizações das campanhas contam muito para o resultado.

 

Muitos leads estão entrando, o que faço agora?

 

Aqui é onde chega ao final da jornada de uma pessoa até se tornar seu lead e começa a jornada do lead para se tornar seu paciente!

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