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Vale a Pena Contratar uma Agencia de Marketing Digital

Contratar Agência de Marketing Digital Vale a Pena?

Com o aumento da utilização dos meios digitais e empresas investindo cada vez mais nos canais, muitas pessoas se perguntam se vale a pena ou não contratar agência de Marketing Digital?

E agora é a hora que você pensa: estou lendo este conteúdo escrito pelo sócio de uma agência de Marketing Digital, claro que ele vai defender a agência: Errado!

Leia até o final e vai entender o nosso ponto de vista.

 

Por que as empresas contratam uma agência de Marketing Digital?

 

Vale a pena contratar uma agência de ma

 

99% das vezes que alguma empresa contrata uma agência de Marketing Digital, é para aumentar seu lucro, seja vendendo mais ou estabelecendo estratégias para aumentar a percepção de valor do seu produto/serviço no mercado, e assim ganhar margem ou até mesmo otimizar fluxos e processos para que fiquem mais fluidos e com menos custos.

Sabendo que seu objetivo é ter mais lucro, vamos a alguns pontos muito importantes para definir a viabilidade de contratar uma agência especializada no digital:

Objetivos bem definidos

Claro que a agência que você contratará terá um papel importante na definição de alguns objetivos, porém quem tem que definir o rumo da sua empresa é você junto ao seu time. Então, se você não tem claro os objetivos que sua empresa deve alcançar, acredito que tenha uma lição de casa a ser resolvida antes de contratar uma agência.

 

Possui um departamento interno de marketing?

Se você tem uma empresa pequena, provavelmente essa não é sua realidade. Porém, se sua empresa é um pouco maior e já possui esse departamento, precisa avaliar quais são as qualificações dos profissionais que a compõem. Caso possua profissionais qualificados em todas as áreas (designers, redatores, analistas de mídia, SEO e afins), possivelmente você não precise contratar uma agência ou poderá contratar apenas um ou outro serviço mais técnico dela.

Agora, um erro comum, é acreditar que apenas uma pessoa é capaz de ser suficiente para o marketing da sua empresa. Dificilmente apenas um profissional terá as diferentes capacidades e conhecimentos necessários, e seu resultado possivelmente será afetado.

Resultados

Falando em resultados, você já investe em Marketing Digital? Se sua resposta for sim, como estão seus resultados? Eles podem ser melhorados?

São avaliações simples que você deve fazer. Se você tem um histórico de dados para analisar, a decisão de contratar ou não uma agência será facilitada e posteriormente, uma vez que contratou, será mais fácil avaliar os resultados também.

Outro erro comum das empresas é achar que resultado é quando ocorre algum fechamento de venda, alguma compra efetuada. E não é apenas isso, afinal, você precisa entender de onde veio essa venda, como o cliente se atraiu por ela? Para assim alavancá-la ainda mais. E para isso é necessário monitoramento constante, o que nos leva a seguinte pergunta:

 

Você tem tempo e dedicação para analisar e interpretar todos os caminhos trabalhados pelo marketing? Sabe como fazer?

Não basta produzir conteúdos e investir. No Marketing Digital, tudo está interligado e por isso é importante analisar todo o desempenho da sua empresa e saber interpretar as informações, para dessa forma obter um caminho mais claro, quais decisões tomar, quais mudanças adotar e como melhorar sua performance. Se você sabe tirar isso de letra, certamente não precisará contratar uma agência para essa função.

 

Equipe comercial preparada

“Vou contratar uma agência para aumentar o número de leads qualificados”. Lindo, né?! Mas, se a agência cumprir o papel desejado aumentando seus leads, sua equipe comercial tem capacidade de suportar? Ou ainda, sua equipe comercial é realmente preparada e converte um bom percentual de leads em vendas?
A equipe de vendas e de marketing caminham juntas para o sucesso da empresa, e se uma delas não performa, consequentemente prejudica o resultado da outra.

Então se sua equipe comercial ainda não é uma equipe treinada e preparada, avalie se é o momento de contratar agência de marketing digital ou não.

 

Qual a sua verba disponível?

A contratação de uma agência deve ser avaliada também no valor a ser investido, pois aí vão possíveis três bons investimentos a serem feitos: nos serviços da agência, em ferramentas e em mídia (investimento nos canais, como Google, Facebook, LinkedIn e outros).

Calcular quanto deverá investir no somatório, dentro do escopo que seja ideal para alcançar seus objetivos, é importantíssimo, e te ajudará (e muito!) a tomar a decisão.

Vamos ao exemplo: Se você investir nos serviços da agência para que ela elabore estratégias e execute campanhas dentro do Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads e você tem disponível apenas R$ 300,00/mês para a agência utilizar nas mesmas, jamais valerá a pena. Neste caso, você está subutilizando os serviços estratégicos que a agência pode te oferecer, e com certeza não vale a pena contratá-la.

 

Aí você chega ao final deste conteúdo e se pergunta: Mas, e aí? Vale a pena contratar Agência de Marketing Digital?

A resposta é: depende.

Todos estes fatores que detalhamos são de suma importância para que você defina a viabilidade. Não contrate uma agência sem ter definido o que espera dela, quais indicadores você avaliará e quais objetivos traçados ela te ajudará a alcançar.
Além disto, avalie se sua empresa tem verba suficiente para investir na agência sem sobrecarregar seu fluxo de caixa, lembrando que ela, por melhor que seja, não fará milagres e dificilmente em um ou dois meses terá resultados gigantescos, pois é uma relação que depende de entendimento, amadurecimento e muitas estratégias desenhadas e testadas para que dê o resultado esperado.

Mesmo não te dando essa resposta exata (e ela não existe, pois é variável), esperamos ter ajudado na sua decisão.

 

Nós podemos ajudar sua empresa

E se precisar de alguma ajuda, nosso time está sempre à disposição. Solicite agora mesmo um contato do nosso time e faremos uma análise do seu momento atual para ajudar a entender a viabilidade de contratar uma agência: Clique aqui, preencha o formulário e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Ficaremos felizes em construir uma parceria de sucesso.

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