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O que o apagão do Facebook, Instagram e WhatsApp nos faz refletir sobre nossa estratégia?

Na tarde de ontem, dia 04 de outubro de 2021, vivemos um dos dias mais atípicos dos últimos tempos, onde as principais redes sociais (Facebook e Instagram) junto com o WhatsApp sofreram um apagão e deixaram de funcionar por longas seis horas.

O intuito deste post não é abordar o que isso representou no dia a dia das pessoas, pois podemos refletir inclusive inúmeros benefícios com a redução do uso, mas sim, sobre a estratégia do seu negócio.

Neste sentido, a nossa pergunta para você é: sua estratégia está concentrada em apenas uma rede social? Você depende exclusivamente do Instagram para divulgar seus produtos e serviços?

Se sua resposta for sim, você pode estar a caminho de uma catástrofe.

É claro que o Facebook é uma empresa sólida e dificilmente no curto espaço de tempo acontecerá algo avassalador com as redes sociais do grupo, porém, você não pode concentrar todo o marketing da sua empresa em uma empresa de outra pessoa, concorda?

Ontem foi um apagão, futuramente pode ser uma mudança de algoritmo mais brusca ou até mesmo algo no macroambiente, como uma nova legislação (e sim, isso não é impossível). Se apenas uma mudança de cenário acabar com sua estratégia de marketing, com certeza não é o melhor caminho a ser seguido.

Mas o que deve ser feito, afinal? O pensamento é simples: diversificar os canais e criar comunicação direta com suas bases.

A sua estratégia deve ser pensada levando em consideração estes canais e princípios:

  • Trabalhar duas ou três redes sociais, mesmo que o Instagram seja a principal e com maior concentração de esforços. Considere LinkedIn, Twitter, Tik-Tok e Pinterest além de Facebook e Instagram;
  • Criar uma base sólida de e-mail através de estratégias de conteúdo, se relacionando com ela constantemente;
  • Criar grupos de WhatsApp e Canal no Telegram;
  • Ter um bom site, com alto poder de conversão, e investir em Google Ads e SEO;
  • Criar estratégias de vendas constantes.

 

Considerando estas possibilidades e adequando os melhores caminhos à realidade do seu negócio, suas chances de sucesso são maiores, não ficando suscetível a problemas em um canal específico.

Pense nisto.

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