Entenda quais são as formas de posicionar seu site no Google para que ele apareça ao público facilmente.
Ficar nas primeiras posições do Google ou ainda em primeiro lugar no Google é o objetivo da maioria das empresas quando o assunto é Marketing Digital. E não há nada de errado com isso, porém, é preciso se aprofundar mais nos conceitos e possibilidades, pois nem sempre será vantajoso.
Mas calma, como ficar em primeiro no Google pode ser prejudicial ao meu negócio? Leia até o final e você entenderá melhor tudo que envolve o maior mecanismo de buscas do mundo.
Quais são as formas de ficar nas primeiras posições do Google?
Os primeiros conceitos que você precisa entender são a busca orgânica e a busca paga, cujo cada uma tem características específicas, que de forma direta vamos explicar abaixo:
Busca Paga / Google Ads
Provavelmente você já conhece o Google Ads (antigo Google Adwords) ou até mesmo já tenha investido nele.
Esta é a busca paga. Você investe para que seu site apareça para as pessoas. Mas investir não garante o primeiro lugar no Google, claro. Mas como funciona?
De uma forma bastante simplificada, você precisa ter um site, criar uma conta no Google Ads e começar a investir.
Mas apesar de simples de iniciar, fazer com que dê resultado pode ser extremamente complexo, necessitando profissionais qualificados e com experiência, para que você seja bem sucedido(a).
Assim como praticamente todo investimento em anúncios no Marketing Digital, o Google Ads funciona através de leilão, ou seja, cada palavra-chave que você escolher para concorrer, um dos principais fatores que definirá seu posicionamento é o valor do lance que você dará por ela.
E aí que pode morar o perigo. São vários os fatores que devem ser considerados para anunciar no Google, entre eles: Verba disponível de investimento, demanda de cada palavra-chave por região e perfil de público, estratégia de lance, índices de qualidade e muitos outros.
Uma estratégia bem elaborada, com uma página de destino (site) forte e campanhas otimizadas dia a dia, as chances de resultados são excelentes.
Posicionamento Orgânico: a forma mais sustentável de ficar nas primeiras posições no Google
O posicionamento orgânico nada mais é que aparecer para o seu público no Google, mas sem investimento nenhum em anúncios. Mas neste momento você deve estar se perguntando “Então porque investir em Google se dá para conseguir bons resultados de forma orgânica (sem investimentos)?”
Se com investimento no Google Ads você tem boas chances de conseguir resultados até mesmo no curto prazo, buscar um bom posicionamento orgânico pode ser bem mais demorado e um pouco mais incerto, por depender de um número elevado de critérios analisados pelo Google.
Porém, poderá ser bastante sustentável e trazer um lead com custo mais reduzido e muitas vezes, mais qualificado.
Como posicionar meu site no Google sem investir nele?
Para isso você precisará ter um site realmente bom e otimizado, para tal deverá investir bastante em SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) e produzir conteúdos de qualidade.
A produção de conteúdos deverá ser estratégica, entendendo as demandas de buscas atuais (o que seu público consome? Quais seus desejos e problemas? Quais palavras-chave ele utiliza?) para que seu conteúdo responda a elas.
É uma estratégia de médio-longo prazo, mas que realmente poderá trazer bons frutos para o seu negócio.
Porém, lembre-se: não basta ter um conteúdo bem que fique nas primeiras posições no Google, ele tem que entregar valor a quem o ler, para que você possa ganhar autoridade, converter leads e consequentemente, clientes.
Atenção: Não caia em promessas milagrosas
Possivelmente, ao buscar agências que te auxiliem neste processo, tanto de SEO, quanto de criação de conteúdo ou Google Ads, você irá se deparar com algumas promessas deste tipo:
– “Garantimos seu site em primeiro lugar no Google”;
– “Garantimos resultados com seu site no primeiro lugar no Google” ou “na primeira página do Google”.
E por aí vai.
Fique muito atento(a). Estas promessas são extremamente vazias e perigosas ao seu negócio. Então, quando for impactado por este tipo de promessa, reflita: Se fosse tão fácil assim, toda empresa faria e se toda empresa fizesse, como seria com duas empresas do mesmo segmento para ficar em primeiro lugar com a mesma palavra-chave?
Orgânico ou pago: Qual das duas estratégias é melhor para conseguir as primeiras posições no Google?
Não há uma estratégia melhor, ambas são excelentes e fundamentais para conquistar bons resultados. Sempre que for possível, trabalhe nas duas frentes para otimizar seus resultados.
Muitas vezes aqui na agência iniciamos com um investimento maior no Google Ads para acelerar os resultados, e no longo prazo, conseguimos reduzir o investimento pelo melhor posicionamento do site dos nossos clientes na busca orgânica. Toda a estratégia é pensada e construída em conjunto com os objetivos e necessidades do cliente para poder gerar os melhores resultados.
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