Introdução
Por que estar no topo das pesquisas do Google? Por si só essa pergunta faz os olhos de qualquer dono de negócios brilhar. Mas você sabe o que é SEO? Esse é o principal fator para colocar a sua marca em destaque no site de pesquisas.
Talvez você tenha demorado meses para criar um site ideal para o seu negócio e depois de um tempo com ele no ar nada mudou e seus consumidores nem sabem da existência do seu site. Muitas vezes isso está justamente relacionado com a questão da Redação para SEO em seu site, blog e loja virtual.
Esse Guia de Redação para SEO foi pensado para ajudar você entender as principais áreas que englobam a questão. Mas primeiro é essencial entendermos sobre o Google.
Então, vamos começar?
O que é SEO?
Imagine a seguinte situação: você tem o buscador online mais acessado do mundo em mãos, e na internet existe uma infinidade de sites para mostrar em cada pesquisa. A pergunta que passou na mente dos criadores foi: Qual site mostrar primeiro?
Infelizmente a resposta que eles encontraram não é tão simples e curta! Ela envolve diversas áreas de entendimento, mas um dos principais fatores é a Redação para SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (traduzindo para o português ficaria algo como: otimização de mecanismos de busca) e pode ser definido como um conjunto de técnicas usadas – geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade – para alcançar um bom posicionamento no Google e em outros buscadores. Assim, será gerado um tráfego orgânico para o seu conteúdo.
Por mais que pareça algo inédito e novo, o SEO tem mais de 20 anos. Porém, nunca foi tão difícil utilizá-lo quanto agora, os algoritmos estão cada vez mais complexos e a competição só cresce. Saber sobre o SEO e como fazê-lo é essencial para destacar-se no mundo digital.
As Técnicas de SEO
A técnica de SEO eram simples na época de seu surgimento, limitada ao uso (e repetição) de palavras-chaves relacionadas ao conteúdo pesquisado. Mas com a popularização da ferramenta, o Google melhorou suas métricas como estratégia de link building e cerca de 200 critérios de avaliação. Esses fatores mudam constantemente e são um segredo do Google, mas ainda existe aqueles de conhecimento amplo que é onde trabalhamos para destacar o nosso site, blog ou e-commerce.
Porém, isso não deixou ela livre de manipulações como o Black Hat SEO, que burlava o sistema e colocava sites no topo das pesquisas sem levar em conta a qualidade. Mas com a atualização conhecida como Florida combateu e reduziu em cerca de 50 a 98% os sites com Black Hat SEO.
Em 2000, uma nova atualização mudou o Google: além dos resultados orgânicos, surgem os links patrocinados, uma ferramenta primeiramente conhecida como Google AdWords e que agora é chamada de Google Ads.
Com o passar dos anos novas atualizações surgiram e mudaram o modo que o SEO ranqueia os sites. Mas como exatamente isso funciona?
Como o SEO funciona?
Antes de entender como o SEO funciona, é essencial entendermos como funciona a pesquisa no Google.
Em linhas gerais é simples: o Google utiliza o termo digitado para buscar as informações na rede, analisando aquilo que tem relevância com a procura e que pode ser útil ao usuário.
Tudo na verdade não passa de uma tentativa do Google de prever o que é relevante para você no momento. Tudo leva em conta diversos sistemas e algoritmos, e esses por sua vez envolvem os fatores de ranqueamento criados pelo próprio Google. Você confere cada um com detalhes a seguir:
Ranqueamento do Google
Como falamos anteriormente, são mais de 200 fatores de ranqueamento usados pelo Google, todos guardados a 7 chaves.
No entanto, todo ano várias pessoas se juntam para pesquisar e tentar dizer quais os fatores utilizados. Uma empresa conhecida como Blacklinko conseguiu desvendar todos os 200. A lista inteira você pode conferir aqui mas queremos destacar 10:
- Page Authority/Pagerank: é a autoridade da página;
- Autoridade do domínio: páginas que fazem parte de um domínio com mais autoridade na internet tem mais chances de melhor posicionamento;
- Relevância de links: receber links de sites de assuntos do seu universo é muito melhor que de outros sites;
- Conteúdo original e de qualidade: os buscadores querem apresentar resultados de sites que têm conteúdos robustos e originais;
- Tamanho do conteúdo: conteúdos maiores são considerados menos superficiais sobre o assunto e geralmente possuem preferência;
- Palavra-chave no título: possui uma grande influência na avaliação on-page;
- Palavra-chave no conteúdo: ter a palavra-chave presente nas primeiras 100 palavras e também em subtítulos apresentam fortes sinais de relevância ao Google;
- Tempo de permanência na página: o Google presta muita atenção em como as pessoas se comportam quando acessam os sites;
- Velocidade de carregamento da página: quanto mais leve for a sua página, melhor ranqueada ela será;
- Design responsivo: o Google já prioriza há algum tempo em dispositivos móveis sites que são adaptados para eles.
Outros Dados Importantes
Além disso, uma outra pesquisa feita pela SEMrush onde foram utilizado mais de 500 mil palavras-chaves, obteve resultados interessantes:
- A diferença média no tamanho do conteúdo entre as 3 primeiras posições e a 20ª é de 45%;
- A taxa de rejeição média para os domínios no top 3 é de 49%;
- 3% dos backlinks contêm uma palavra-chave no texto âncora.
Uma última pesquisa disponibilizada pelo próprio Google que é relevante para o nosso caso também mostrou que:
- Os 3 primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.
Isso só mostra a importância de entender seu objetivo principal e as técnicas exploradas para conseguir ter sua página no alto das pesquisas realizadas pelos usuários.
Antes de Começar…
Primeiramente é necessário entender se o conteúdo que está sendo publicado é relevante para alguém. Não adianta você usar todas as técnicas e fazer uma ótima redação de SEO se o tema não é pesquisado por ninguém. Então, para entender se um conteúdo é relevante, você precisa conhecer o seu público!
Provavelmente você encontrou esse artigo com o objetivo de se atualizar sobre o mercado e o mundo digital ou até aprofundar-se no SEO que pode ser algo que já ouviu falar mas não sabe utilizá-lo na prática. Perceba que, por mais que seja uma noção básica, ainda existe uma segmentação de público. Uma tática para ajudar é a criação de várias personas.
Outro fator importante antes de continuarmos é que as estratégias de SEO vão gerar resultados no médio e longo prazo. Independente da qualidade da redação para SEO, não surgirão resultados imediatos, mas saiba que o SEO pode dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo se compararmos com posts patrocinados e anúncios.
Por fim, é preciso definir um objetivo para o seu site, blog ou loja virtual, mas essa questão merece um detalhamento especial.
Objetivos de SEO
Antes de pensar em um objetivo, vamos conferir como o SEO pode ajudar!
O bom SEO oferece:
- Aumento de tráfego;
- Geração de mais leads;
- Possibilidade de mais vendas;
- Redução do CAC (custo de aquisição de cliente);
- Educar o mercado;
- Aumento da autoridade da marca.
Um objetivo bem estabelecido permite que você pense nas metas e KPIs que vai usar depois que o seu site, blog ou loja virtual estiver no ar. Os dados que forem gerados só vão ajudar mais para perceber se está cumprindo seu objetivo e pensar em mudanças caso algo esteja errado.
A questão de objetivos está muito relacionada com as palavras-chave que você usa e seleciona, um tópico que vai ser melhor explorado a seguir.
Palavra-Chave
Como falamos na história do SEO, as palavras-chave eram e ainda são fundamentais no processo de ranqueamento do Google. É necessário toda uma pesquisa prévia para selecionar as melhores para sua redação.
Quando você pesquisa um termo genérico como “Bolo de Chocolate”, você está sujeito a encontrar inúmeros resultados que podem fugir do seu interesse principal. Porém, ao refinar a pesquisa digitando: “Receita de Bolo de Chocolate com Cobertura de Morango”, a chance de encontrar o resultado esperado é maior. Essa é a importância das palavras-chave, é com elas que o seu site vai se destacar.
Tipos de Palavras-Chave
No geral existem dois tipos de palavras-chave: as head tail e as long tail.
Na imagem abaixo você consegue entender melhor o que estamos querendo dizer:
Lembre do exemplo anterior, ao pesquisar “Bolo de Chocolate” você está sujeito a encontrar outras coisas que não tem relação com o tema por tratar-se de um termo genérico (head tail). Mas por outro lado, quando você pesquisa: “Receita de Bolo de Chocolate com Cobertura de Morango”, vai ser muito difícil não encontrar o que procura já que é uma pesquisa mais específica (long tail).
No geral, você encontra diversas ferramentas na internet que ajudam a definir as palavras-chave para sua redação de SEO. Algumas que podemos citar e que foram usadas para realização desse post foram: AnswerThePublic, Keyword Tool e Ubersuggest.
Alinhamento de Estratégias
Quem acha que trabalhar com o site/blog independe das redes sociais ou do Inbound está completamente enganado! É essencial que tudo comunique-se entre si, que o usuário veja o site da sua empresa e lembre do seu perfil do Instagram. Isso gera identidade e reconhecimento para sua marca!
Além dessa questão da lembrança, conciliar as estratégias de todo o seu marketing digital permite alcançar melhores resultados atrelando diversas formas de comunicação com o seu público-alvo.
Pronto! Depois de tudo isso analisado, planejado e organizado, você está pronto para fazer sua redação!
Redação de SEO
Agora que você entendeu o que é SEO, como ele funciona e ficou por dentro de algumas estratégias e informações para se pensar antes de tudo, vamos partir para a parte prática.
Título
Como todo livro ou filme, o título é a porta de entrada para a pessoa se interessar ou não pelo seu conteúdo. Ele precisa ser claro, mostrar sobre o que é o conteúdo e chamar atenção.
Um outro detalhe que não pode faltar em seu título são as palavras-chave pois, como você já viu anteriormente, elas vão permitir que a pessoa consiga encontrar o seu conteúdo e é uma das formas que o Google vai ranquear o mesmo na página de busca.
Repetição das Palavras-Chave no Corpo da Redação
Muitas informações sobre o algoritmo do Google são sigilosas e talvez nunca saibamos de fato como funcionam, mas isso não impediu alguns especialistas no assunto a descobrirem padrões que ajudem os redatores.
Depois de longas análises sobre os links que apareciam de forma orgânica nas pesquisas do Google, foi feito um consenso que as palavras-chave precisam estar presentes de 1% a 2,5% do volume do texto.
Pela falta de matemáticos de plantão, a proporção é a seguinte: se o texto possui 300 palavras no total, o indicado é usar a palavra-chave 3 vezes, sendo no máximo até 6 vezes. Essa proporção é boa também para evitar que o uso da palavra se repita muitas vezes, por exemplo, se aumentarmos para um texto de 1000 palavras, o recomendado seria usar ela no máximo 20 vezes.
Mas fica um alerta: não é válido utilizar a palavra as x vezes em apenas um trecho da sua redação de SEO. Isso pode até burlar o algoritmo e ranquear bem o seu site ou blog no começo, porém, conforme os usuários vão entrando e depararem-se com uma leitura difícil, o Google vai baixar o ranqueamento do site!
Intertítulos
Outro fator importante para se pensar no corpo do texto para SEO é a separação e organização dos tópicos que vão ser abordados. Isso é feito através dos intertítulos.
Eles basicamente ajudam na jornada do usuário durante o conteúdo, já que identificam melhor as partes de interesse e que são mais relevantes para o usuário naquele momento.
Por exemplo, talvez você já saiba tudo sobre SEO mas não entende como fazer uma boa redação para ele, então você pode ter pulado toda nossa explicação e vindo direto para esse tópico.
Existe uma certa questão psicológica sobre os intertítulos pois o nosso cérebro sempre procura padrões, seja em um texto ou imagem. Desse modo, os intertítulos servem como um ponto de ancoragem.
Negrito e Itálico
Pode parecer bobagem mas essa é uma técnica que funciona bem, seja no corpo do texto ou nos intertítulos. São dois porquês para você usar palavras em negrito:
- Algoritmo: outro detalhe que os especialistas perceberam ao analisar o ranqueamento do Google foi que a plataforma utiliza das palavras em negrito para entender a qualidade do conteúdo;
- Ancoragem mental: assim como o intertítulo, o negrito também serve como ancoragem na hora que o usuário estiver lendo o conteúdo.
Além de tudo isso, essa é uma forma de destacar coisas importantes durante o texto corrido. Mas atenção, não exagere, textos com muito negrito em palavras sem sentido podem causar o efeito contrário do que você pretende.
Links Externo
Muito provavelmente você nunca vai ouvir o Google ou qualquer outra empresa que trabalha no mundo digital dizer isso que vamos falar agora, mas toda empresa presente na internet só tem um interesse: manter você o maior tempo possível conectado!
Essa é a explicação para a interatividade de conteúdo ser tão importante na internet e principalmente nas redes sociais. Quem nunca viu horas e horas do dia passar enquanto estava conferindo as trends do Twitter, o buscar do Instagram ou o feed do Tik Tok?
Por essa razão os links externos são importantes, ao colocá-los na redação de SEO você está incentivando que as pessoas continuem conectadas e consumindo mais e mais conteúdo. Isso é excelente para o Google e para todos que possuem uma página no grande mundo da internet.
Aproveite essa técnica de duas formas: indireta e diretamente. A forma indireta seria simplesmente colocar uma palavra “aleatória” sublinhada indicando que pode ser clicada e direcionar para outro site. Já a forma direta é literalmente indicar ao usuário onde clicar como o famoso: “clique aqui e saiba mais”.
Uma dica importante é sempre usar links para sites relevantes e relacionados com o conteúdo tratado, priorizando os sites que o próprio Google entende como relevantes e que aparecem no topo das pesquisas.
Também vale colocar link de outros conteúdos feitos por você mesmo, isso só vai ajudar a mostrar a relevância e conhecimento da marca dentro do seu segmento.
Obviamente que o ideal é que seu site ou blog conte com o maior número de informações possíveis, porém, sabemos que às vezes abordar determinados assuntos pode fugir da temática principal. Outra razão para usar os links externos!
Imagens
O humano por si já é um ser imagético, ou seja, que se exprime por imagens, inclusive a primeira forma de comunicação conhecida pelos historiadores é através das imagens.
Elas chamam atenção e deixam qualquer conteúdo interativo. Pense por exemplo nas redes sociais que você consome, elas contém legendas e até textos na imagem, mas é pela arte que chamam atenção e criam interesse.
Através das imagens também somos capazes de compreender melhor determinado assunto e gerar uma lembrança na mente do leitor.
Mas não é só colocar a imagem no meio do texto e pronto. Pode-se dizer que o Google não tem “olhos”, na verdade ele só lê a imagem no formato de códigos e também a descrição da mesma. Então, sempre faça uma descrição da imagem coerente e que permita o Google entender do que se trata e ranquear melhor sua redação de SEO.
Call-to-Action (CTA)
No mundo dos negócios é importante contar com uma chamada de ação atraente, não é? Isso não é diferente em uma redação de SEO!
Seja para as pessoas compartilharem o texto, deixarem um comentário, entrarem em contato, lerem mais conteúdos ou baixar um Ebook; um bom CTA é a chave para terminar uma redação e atingir os seus objetivos.
Outras Dicas
Na reta final deste artigo queremos passar algumas dicas extras essenciais! Elas podem parecer óbvias mas sempre vale a pena reforçar.
Confira:
- Esqueça o CTRL+C e CTRL+V;
- Use e abuse dos pontos finais;
- Faça proveito das listas (como essa);
- Cuidado com a Gramática;
- Lembre da leitura mobile;
- Seja persuasivo;
- Faça rascunhos;
- Utilize palavras de transição e evite palavras difíceis;
- Revise o conteúdo final!
Meta-Descrição
Junto do título, a meta-descrição ou meta description, é a forma que o usuário vai encontrar de julgar se o conteúdo que você está apresentando é relevante ou não.
Basicamente o “meta” é um resumo do seu texto, aquele resumo que aparece embaixo do título quando você pesquisa algo no Google.
O ideal é que ela seja feita por último, justamente no momento que tiver escrito tudo o que deseja e tenha isso fresco na cabeça. Assim, você cria um texto que informa o que vai ser apresentado no conteúdo e passa a sensação e o ritmo da leitura.
Provavelmente agora você deve ter se lembrado de alguma pesquisa que vez e a meta-descrição estava incompleta ou terminada com “…”. Isso acontece porque o Google só mostra os 153 primeiros caracteres, ele até permite que você escreva mais que isso, mas o excesso não aparece. Parece algo ruim, mas pode ser usado como um gatilho de curiosidade para atrair o usuário.
Fim…
Pronto! Aqui está tudo que você precisa saber para deixar o seu site, blog ou loja no topo do Google e fazer as melhores redações de SEO!
Como você percebeu, não é algo tão complicado como parece, mas é necessário muita pesquisa e planejamento prévio.
Ainda está com dúvida sobre algum outro assunto? Então acesse o blog da UPLevel e mergulhe no mundo do marketing digital!