A criação de conteúdo para as redes sociais deve estar sempre alinhada a um planejamento e uma estratégia. Afinal, seus seguidores querem visualizar conteúdos interessantes e que vão agregar valor.
Vamos entender o processo de criação de conteúdo para as redes sociais e quais são as etapas você deve seguir para sua marca atingir os objetivos.
Etapas para criação de conteúdo
Antes de tudo, sempre tenha em mente que fazer uma publicação não é simplesmente postar o que quiser e quando quiser.
Não importa o segmento, seja um projeto ou até mesmo uma clínica odontológica, é muito importante elaborar estratégias de conteúdo.
Algumas etapas são necessárias para a criação de um conteúdo interessante e com valor para o público.
Entender o público-alvo
Primeiramente, devemos entender o público-alvo que você quer atingir. Parece óbvio, mas é fundamental para conseguirmos desenvolver nossa persona. Busque sempre construir uma persona baseada em informações reais dos clientes.
Após a construção da persona ideal, fica mais fácil identificar quais são as dores que a sua empresa pode resolver. Além disso, é possível estabelecer qual será a linguagem utilizada e como será feita a comunicação.
Defina objetivos para as redes sociais
Cada conteúdo produzido deve estar alinhado a um objetivo estabelecido. Com ele você saberá quais decisões devem ser tomadas para alcançá-lo.
Você pode estabelecer objetivos para aumentar a visibilidade da marca ou para melhorar a relação com seus clientes.
Dessa forma, saber onde quer chegar é fundamental para a criação de conteúdos relevantes para sua persona.
Faça conteúdos diferentes para cada rede social
É importante entender as plataformas onde sua empresa quer trabalhar os conteúdos. Não adianta entrar em todas as redes sociais sem saber as diferenças de cada uma.
Cada rede social possui particularidades que devem ser levadas em consideração durante o planejamento. Um público próprio, uma linguagem própria e formatos exclusivos para aquela rede social. Essas características são importantes para identificar se o seu público está naquela plataforma ou não.
Utilize as ferramentas presentes em cada plataforma para elaborar o conteúdo da melhor maneira e que faça sentido para o seu público.
Utilize as métricas a seu favor
Através das métricas é possível entender o desempenho dos conteúdos que sua empresa está publicando nas redes sociais. Observe métricas como: visualização, engajamento, conversão e como seu público reage aos posts.
Essas informações são fundamentais e podem ajudar muito no momento de criar a estratégia, pois assim você conseguirá identificar quais conteúdos estão dando certo, passando a investir mais nesse formato, além é claro de eliminar aqueles posts que não possuem o mesmo desempenho.
Humanize suas redes sociais
Humanizar as redes sociais é uma forma de aproximar sua marca do público. Afinal, nós nos conectamos com pessoas e não com produtos ou serviços.
Desse modo, tenha interações mais humanas com seus seguidores. Não programe ou responda como um robô. Criar essa aproximação pode garantir que sua página tenha um melhor engajamento.
Tenha uma rotina de posts
Planejar quais os dias de publicações e qual será a frequência é fundamental para manter suas rede sociais continuar ativa.
Para isso, saber quais os hábitos da sua persona nas redes sociais e se sua equipe está preparada para produzir os conteúdos dentro do prazo é de grande importância para garantir a frequência das redes sociais. Lembre-se, faça testes para saber como seus seguidores reagem aos posts, não existe uma frequência ideal.
Deixe seu conteúdo atual
Dentro da internet tudo acontece muito rápido e é preciso ficar muito atento ao que está acontecendo para utilizar isso ao seu favor.
Criar conteúdos baseados em memes do momento ou assuntos que estão em alta é um diferencial para engajar seu público e atrair novos seguidores. Porém, tome cuidado para não criar um conteúdo que seja contra a opinião da sua persona, isso pode prejudicar toda a estratégia.
Aposte em conteúdos nas redes sociais
Agora você sabe que as redes sociais podem ser peça-chave para sua marca se destacar e crescer ainda mais. Contudo, são necessárias algumas etapas para conseguir desenvolver conteúdos que geram valor para sua persona.
O time de especialistas da UPLevel está preparado para te ajudar com estratégias que vão elevar o conteúdo de suas redes sociais e destacar a sua marca.
Basta clicar aqui e agendar uma reunião.